Olhar Direto

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

menos fumaça

Cuiabá e Várzea Grande registram 741 ocorrências de queimadas urbanas

Em quase dois meses de atuação no combate às queimadas urbanas em Cuiabá e Várzea Grande, os projetos Quadrante e Previ Queimadas contabilizaram 741 ocorrências de queimadas urbanas nas duas cidades.

Em quase dois meses de atuação no combate às queimadas urbanas em Cuiabá e Várzea Grande, os projetos Quadrante e Previ Queimadas contabilizaram 741 ocorrências de queimadas urbanas nas duas cidades.


Os projetos começaram a atuar em 15 de julho (início do período proibitivo das queimadas no Estado) e registraram 432 (Quadrantes) e 309 (Previ Queimadas) ocorrências respectivamente. Os bairros que mais registraram focos de queimadas urbanas de 15 de julho a 31 de agosto em Cuiabá foram Parque Cuiabá e Pedra 90, região do Coxipó e Porto, região Central. Nesse mesmo período, em Várzea Grande, os bairros que mais queimaram foram Mapim e Jardim Glória.

A maioria das ocorrências de queimadas registradas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) são em terrenos particulares e áreas públicas das duas cidades.

Os pontos de atendimento do projeto Quadrante estão distribuídos na avenida Fernando Corrêa da Costa, no trevo de acesso a Santo Antônio do Leverger; no Parque Tia Nair, entre os bairros Jardim Itália e Morada dos Nobres; na avenida Miguel Sutil, no trevo do bairro Santa Isabel, além de pontos de apoio nos parques urbanos Massairo Okamura, Mãe Bonifácia e Zé Bolo Flor. Os pontos de atendimento do Previ Queimadas estão na sede da Guarda Municipal de Várzea Grande e no 2º Batalhão de Bombeiros, também em Várzea Grande.

Para ampliar o atendimento, o projeto Quadrante está utilizando o número 193 do Corpo de Bombeiro Militar para receber as denúncias. A parceria firmada entre a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADES) e Bombeiros oferece à população mais uma alternativa de comunicação nos casos de queimadas. Os números 193 e o (65) 3645-6110 estão disponíveis para registrar denúncias de queimadas urbanas nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.

Quando registrado uma queimada urbana em terrenos, a fiscalização da SMADES autua os proprietários e o processo é acompanhado pela Delegacia de Meio Ambiente da Polícia Civil, Juizado Volante Ambiental e Ministério Público Estadual. As multas variam de dois a seis mil reais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet