Olhar Direto

Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Notícias | Brasil

MST invade área de usina desativada em Minas

Cerca de 50 integrantes do MST (Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram ontem uma fazenda onde funcionava a Usina Ariadnópolis Açúcar e Álcool, em Campo do Meio (335 km de Belo Horizonte), no sul de Minas Gerais.


A usina está desativada desde 1993. A área, de acordo com o Incra, é improdutiva. Endividada com a União segundo a Superintendência do Incra em Minas, o dívida é de R$ 312 milhões, a empresa perdeu para a Fazenda Nacional 300 dos 3.700 hectares da propriedade.

A Polícia Militar e o Incra não souberam esclarecer se a área invadida ontem fica dentro dos 300 hectares já de propriedade da União. A reportagem não conseguiu contato com o coordenador do MST na região. A coordenação estadual do movimento também não soube esclarecer a quem pertence, de fato, a área invadida pelos sem-terra.

Em maio deste ano, mais de 120 famílias foram expulsas de quatro acampamentos localizados dentro da fazenda, em área de propriedade da Ariadnópolis, após decisão da Justiça em ação movida pela usina. Outros dois acampamentos, segundo a PM, continuam de pé. O MST promove invasões na área há 11 anos.

O superintendente do Incra de Minas, Gilson de Sousa, diz que o órgão já ofereceu R$ 25 milhões pela fazenda da antiga usina, mas os proprietários não aceitaram. Sousa diz esperar que o governo decrete a desapropriação por interesse público da área. A reportagem não conseguiu localizar o advogado da usina.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet