Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Cuiabá

Mesmo com aulas suspensas, taxa de incidência da Covid-19 aumentou 433% em crianças e 587% nos adolescentes

Foto: Reprodução

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Levantamento que consta no 31º Informe Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Cuiabá, com apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mostra que de 18 de julho a 31 de outubro deste ano, a taxa de incidência da Covid-19 teve aumento de 433% em crianças e de 587% nos adolescentes. Vale lembrar que, desde março, a capital mato-grossense está sem aulas e neste período começou a haver uma flexibilização maior em relação as medidas contra a pandemia, com as pessoas começando a deixar suas casas e retornando a atividades normais.


Leia mais:
Novo decreto mantém aulas suspensas na rede pública municipal e em escolas privadas de Cuiabá
 
Chamou atenção no informe divulgado nesta semana o incremento da taxa de incidência em crianças e adolescentes, que se revelou muito maior que para outras faixas.
 
Desde 18 de julho, por exemplo, a taxa de idosos aumentou cerca de 286% enquanto a de crianças aumentou 433% e de adolescentes 587%, evidenciando o crescimento superior do risco de infecção nesses grupos.
 
Até o dia 31 de outubro, data em que foi fechado o levantamento, eram 29.703 casos de Covid-19 na Capital. Entre eles, prevalece o sexo feminino (54,1%), tendo, desde o início da pandemia, apresentado a maior frequência.
 
A idade média foi 41,8 anos sendo que adultos entre 30 e 39 anos foram os mais acometidos com 25,6% do total de casos e o grupo de 20 a 49 anos concentrou 64,0% dos casos; idosos representaram 15,1% (4.484) dos casos; crianças e adolescentes (0 a 19 anos) 6,1% do total de casos.
 
Profissionais de saúde representaram 6,5% (1.928) do total de casos de Covid-19, entre eles, técnicos de enfermagem foram a maioria (22,4%), seguido por enfermeiros (16,6%) e médicos (15,1%).
 
Aulas seguem suspensas
 
Um novo decreto editado pela Prefeitura de Cuiabá manteve, pelo menos até o próximo dia 20 de novembro, a suspensão das aulas presenciais na rede pública municipal e também em escolas privadas da capital. As atividades estão paralisadas desde o dia 23 de março, por conta da pandemia.
 
O novo documento não atinge as medidas estabelecidas pelo Decreto nº 8.084, de 2 de setembro de 2020, que autoriza o retorno das modalidades berçário I e II e maternal I, nas unidades de ensino privadas de Cuiabá, observando-se o percentual de 50% da capacidade máxima das salas de aula e respeitado o limite de até 15 alunos por turma.
 
Também continua permitido na Capital a retomada das atividades presenciais dos cursos livres em geral, pós-graduação e congêneres, respeitado o limite de até 35 alunos por turma e 50% da capacidade do ambiente, conforme consta no Decreto nº 8.189. No entanto, seguem suspensas aulas em escolas públicas municipais de ensino fundamental.
 
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) confirmou, por meio de nota, que as aulas presenciais da rede estadual de ensino só voltarão a acontecer em 2021. O calendário deste ano segue até dia 18 de dezembro apenas online e por meio das apostilas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet