Olhar Direto

Quinta-feira, 23 de maio de 2024

Notícias | Política MT

no Estado

Lúdio diz que vai pedir explicações a secretários sobre fechamento de escolas rurais e CEJAs

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Lúdio diz que vai pedir explicações a secretários sobre fechamento de escolas rurais e CEJAs
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) afirmou que irá convocar os secretários de Estado de Educação, Alan Porto, e chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, para cobrar esclarecimentos sobre o fechamento de escolas rurais e dos 21 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) do estado, sob justificativa de corte de gastos.


Leia também:
‘Gestão do senhor Mauro nos deixou de herança muita dor de cabeça’, diz secretária de Emanuel

Segundo Lúdio, o primeiro a ter o fechamento oficializado é o Ceja Anísio Spínola Teixeira, em Diamantino. O deputado deve apresentar o requerimento no retorno das sessões na Assembleia Legislativa, na próxima semana.

“O governador coleciona maldades contra a educação pública e acaba de anunciar mais uma: o fechamento de escolas estaduais, de todos os CEJAs em Mato Grosso, em um estado que tem quase 1 milhão de adultos que não conseguiram concluir o ensino básico. Outra maldade foi anunciar o fechamento de escolas rurais, que são a única oportunidade das crianças e jovens filhos dos trabalhadores do campo acessarem a educação. Além de anunciar um caminho de privatização dos Centros de Formação dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro)”, afirmou Lúdio.

Para o deputado, a medida foi tomada porque o governador tem mentalidade de economia. “O governador, que pensa com a cabeça de patrão, quer reduzir custos e economizar, sem levar em consideração o custo social que essa economia produz, sem entender que o papel mais importante que o Estado tem é tornar realidade os direitos da população. Um Estado que gasta cada vez mais e mantém privilégios para os barões não pode desmontar dessa forma a educação pública estadual. Não podemos aceitar isso. Nós vamos resistir e lutar contra isso na Assembleia Legislativa”, disse.

Lúdio observou que essas medidas tomadas pela Seduc se somam a uma série de outras medidas que precarizaram ainda mais a educação pública, desde o início do atual governo. “Já não basta a maldade de acabar com a gestão democrática, desrespeitando a legislação estadual, e adotar um critério de escolha de diretores das escolas completamente equivocado, no período de campanha eleitoral. Já são muitas as maldades que vêm se acumulando desde o primeiro dia do mandato desse governador”, afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet