Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

eleições 2020

MT deve ter nomes de senador, prefeitos e vereadores eleitos até 21h de domingo

10 Nov 2020 - 10:14

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Foto: Reprodução

MT deve ter nomes de senador, prefeitos e vereadores eleitos até 21h de domingo
A população de Mato Grosso deverá conhecer o nome de seu novo senador, além dos prefeitos e vereadores dos 141 municípios, até por volta das 21 horas do próximo domingo (15). Esta é a previsão do juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) Lidio Modesto. Segundo ele, o órgão preza pela qualidade da apuração mais do que pela celeridade, mas com toda a tecnologia disponível, a contagem dos votos não deve se estender por muito tempo.


Leia também:
Veja se seu título de eleitor está cancelado; mais de 85 mil não poderão votar em Cuiabá

“Existe um trabalho executivo prévio de planejamento, e nós temos o RG Connect que faz a totalização e apuração a distância, nós temos também aparelhos que fazem a totalização, apuração e transmissão por satélite, de modo que a gente consegue entregar o resultado de forma mais rápida possível”, declarou o juiz, na manhã desta terça-feira (10).

Segundo ele, Mato Grosso tem um dos votos mais caros do Brasil, já que há dificuldade para chegar a todos os municípios. “[É um] estado altamente complexo para realizar uma eleição, porque nós temos uma diversidade biográfica muito grande, nós temos um bioma complexo com três ecossistemas distintos, região de Pantanal, de Cerrado e também a região amazônica, o que demanda uma atuação diferenciada em relação às outras unidades da federação, tanto que nós possuímos um dos votos mais caros do Brasil, e embora nós tenhamos o dever constitucional de organizar as eleições brasileiras, a justiça eleitoral, nós não conseguimos, num estado complexo como é o estado de Mato Grosso, sem o apoio das instituições de força de segurança, e nós temos tido um apoio inconstitucional da Secretaria de Segurança, de todas as unidades de força de segurança que atuam em Mato Grosso”, declarou.

A reunião na manhã desta terça-feira (10) foi para apresentar à imprensa e lançar a Operação de Segurança nas Eleições 2020. A coordenação das ações relacionada à segurança das eleições municipais e da eleição suplementar ao Senado Federal ficará concentrada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Sesp-MT, que será realizada de forma integrada, com a participação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT).

Pandemia e abstenção

Neste ano, ao contrário do que acontece tradicionalmente em Cuiabá, a apuração dos votos não será realizada no Centro de Eventos do Pantanal, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Ela será na Casa da Democracia, e com acesso restrito.

Mesmo com a Covid-19 ainda circulando entre a população, Modesto não acredita que haverá muita abstenção no pleito do próximo domingo (15). “Nós já fizemos um levantamento prévio, antes mesmo dessa queda intensa do número de contaminações e mortes no estado de Mato Grosso, e a estatística que temos é de que será parecida com a dos anos anteriores, em torno de 20, 22% de abstenção. E eu não acredito que haverá abstenção por conta de pandemia, uma vez que as pessoas estão indo em todos os lugares comuns, se aglomerando, andando sem máscara”, declarou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet