O possível esquema criminoso que ocasionou fraudes e desvio de recursos públicos nas áreas da educação e saúde no âmbito da Prefeitura Municipal de Serra Nova Dourada (868 quilômetros de Cuiabá) tinha funcionários fantasmas e pagamento de propina, segundo investigação realizada pela Polícia Federal, Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério Público Federal (MPF). O prejuízo apurado é de cerca de R$ 360 mil.
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Dentre as irregularidades investigadas, cabe destacar, indícios de montagem e direcionamento de contratação; inexistência de empregados e maquinário em nome da empresa contratada; supostos pagamentos por serviços não realizados ou realizados de modo diverso ao contratado; e indicativos de pagamento de vantagens indevidas à agentes públicos da Prefeitura.
A Políciia Federal apurou um prejuízo, em valores atualizados, de cerca de R$ 360 mil.
As investigações da Operação Tapiraguaia tiveram início a partir de fiscalização realizada pela CGU durante o 4º Ciclo do Programa de Fiscalização em Entes Federativos (FEF).
Essa 5ª Fase busca subsidiar trabalhos de apuração relacionados a fraudes na execução de obra de Unidade Básica de Saúde e de quadra escolar coberta com vestiário no município de Serra Nova Dourada (MT). O montante dos recursos avaliados é de aproximadamente R$ 900 mil.
A Operação Tapiraguaia – 5ª Fase, deflagrada nesta terça-feira (24), consiste no cumprimento de 2 mandados de busca e apreensão em residência e sede de empresa, sendo todos no município de Barra do Garças (MT), e a indisponibilidade de bens de 7 investigados.
Além disso, a justiça decretou a proibição cautelar de contratar ou renovar contrato com a Administração Pública de um investigado. O trabalho conta com apoio da CGU.