Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Cidades

nesta terça

Cuiabá recebe 8.027 doses da Coronavac e VG menos de duas mil; vacinação começa amanhã

19 Jan 2021 - 15:20

Da Redação - Isabela Mercuri / Do Local - Fabiana Mendes

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Cuiabá recebe 8.027 doses da Coronavac e VG menos de duas mil; vacinação começa amanhã
Após muita incerteza, a secretária de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix, soube na tarde desta terça-feira (19) o número de doses da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) que chegarão a Cuiabá: 8.027. À Várzea Grande, por sua vez, serão enviadas menos de duas mil doses. Deste número já foram subtraídas as doses de servidores do Estado, que serão aplicadas pelo próprio Governo, e da população indígena dos dois municípios. A outra metade deve ser entregue em duas semanas. 


Leia também:
“Não adianta ir à unidade de saúde atrás de vacina”, diz secretária; local foi escolhido por segurança

“Nós recebemos 8.027 doses para a primeira fase, e daqui a duas semanas receberemos essa mesma quantidade. Desse quantitativo foi retirado as doses dos Servidores do Estado que serão vacinados pelo próprio Estado e mais de algumas pessoas indígenas, que as doses já foram retiradas. Nós esperávamos um número bem maior, nós criamos uma estrutura para um número maior, contudo é importante darmos início”, afirmou Ozenira, durante a distribuição das doses, na tarde desta terça-feira (19).

Os primeiros vacinados na capital serão um servidor da rede pública de saúde e um profissional de saúde da rede privada. A imunização deve acontecer na quarta-feira (20) após o lançamento oficial em Brasília. “No primeiro dia nós não vamos trabalhar com agendamento, até porque nós não sabemos do início, então vamos aguardar, e nós temos que testar equipamento, equipe, então temos que fazer um dia experimental. A partir do segundo dia que vamos iniciar com agendamento. São os profissionais da área de saúde, nós já pedimos comprovação nas unidades, já mandamos para os hospitais particulares um levantamento e vamos estar trabalhando com esses profissionais”, afirmou a secretária.

Para Várzea Grande foram entregues quase duas mil doses da vacina. Segundo Relva Cristina, superintendente de vigilância em saúde do município, serão vacinados primeiramente os profissionais da saúde, mas o município aguarda a chegada do imunizante para colocar em prática o plano de vacinação.

Segundo o secretário adjunto de atenção em vigilância em exercício, Oberdan Ferreira Coutinho Lira, a quantidade de doses que chegou ao estado de Mato Grosso representa apenas 3,4% da população.

“A orientação foi que a gente começasse a imunização pela população que está em contato direto, que são os profissionais de saúde. A primeira orientação é vacinar os que são vacinadores e aqueles que tem contato direto. Preferencialmente os que estão dentro de UTIS, que precisam estar aptos a manter um paciente saudável ali dentro, e logo depois os enfermeiros, e com o tempo vamos aumentar”, afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet