Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

MEMÓRIA MANTIDA

Deputado conversa com a PM e propõe lei mantendo nome de escritor ‘imortal’ em escola

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Deputado conversa com a PM e propõe lei mantendo nome de escritor ‘imortal’ em escola
As reclamações quanto a troca do nome da Escola Estadual Professor Natalino Ferreira Mendes, em Cáceres (217 Km de Cuiabá), devem ter fim. A unidade que reverenciava um ícone cacerense foi militarizada e, por meio de um decreto do governador Mauro Mendes (DEM), passou a se chamar Escola Estadual da Polícia Militar CB PM RR Davi Maciel de Campos. Após tal ato gerar polêmica entre a classe artística e a população, o deputado Wilson Santos (PSDB) que a substituição foi revertida.


Leia também:
Prefeita espera que governo revogue decreto que deu nome de PM à escola que homenageava escritor ‘imortal’

Na manhã desta segunda-feira (15), o tucano esteve reunido com os coronéis responsáveis pelas escolas militares em Mato Grosso e um acordo foi feito.  “Ficou consensualizado que a escola passará a se chamar Escola Estadual Militar Tiradentes Professor Natalino Ferreira Mendes”.

Para garantir a homenagem, Wilson propôs um projeto de lei para que a Assembleia Legislativa aprove o nome. “É para que mudanças nesse nome só sejam feitas por projeto de lei, o que é muito mais difícil que decreto”.

O professor Natalino nasceu em Cáceres em 1924, foi fundador e presidente de honra do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres (IHGC), e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). Além disso, imortal da Academia Mato-grossense de Letras. Faleceu em 2011, aos 87 anos.

Outro projeto

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) também apresentou, nesta segunda-feira (15), um projeto de decreto legislativo para revogar a mudança de nome da escola. O parlamentar argumenta que o governador tomou a decisão de retirar o professor Natalino do nome da escola sem discutir com a comunidade escolar, o que revoltou a população cacerense.

O projeto de Lúdio susta os efeitos do decreto nº 821/21, que foi assinado pelo governador, pelo chefe da Casa Civil e pelo secretário de Educação, e publicado no Diário Oficial na semana passada, criando a Escola Estadual da Polícia Militar "CB PM RR Davi Maciel de Campos" onde hoje funciona a escola Natalino Ferreira Mendes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet