Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Esportes

Portugal faz jogo de vida ou morte contra Dinamarca

Na terceira posição do grupo 1 das Eliminatórias europeias, Portugal precisa vencer uma bastante desfalcada Dinamarca em Copenhague neste sábado, às 15 horas (de Brasília) para seguir com chances de se classificar à Copa do Mundo de 2010.


A quatro rodadas do fim, os nossos patrícios somam apenas nove pontos, sete a menos que o adversário, que lidera a chave. Já a Hungria, com 13, pode complicar ainda mais a situação dos lusitanos caso bata a Suécia (em quarto com nove) em casa, também neste sábado.

Com isso, Portugal não depende apenas de suas forças para ir ao Mundial. Vencer a Dinamarca e os húngaros, na quarta-feira, em casa, será essencial para o sonho continuar vivo. Para isso, vale tudo. Para começar, a delegação lusa alegou ter sido mal recebida em terras escandinavas e ameaça até denunciar os donos da casa à Fifa.

Já o técnico Carlos Queiroz, com a corda no pescoço, ignorou as críticas e convocou mais um 'brasileiro' para a seleção. É o atacante Liedson, que se junta ao meia Deco e o zagueiro Pepe, outros vira-casacas, mas, diferentemente dos dois compatriotas, não tem vaga assegurada no time titular.

Confirmada está a presença de Cristiano Ronaldo, de volta à equipe após ficar fora do último amistoso, contra Lechtenstein, por conta de uma gripe. O zagueiro Simon Kjaer, alias, prometeu "derrubar" o atual melhor do mundo. Já o atacante Tomasson ironizou a convocação de Liedson. "Portugal precisou ir ao Brasil para ter um centroavante".

"Portugal tem que demonstrar respeito ao futebol dinamarquês, acho que estas declarações não dignificam a Dinamarca", rebateu Carlos Queiroz, preocupado em manter a cabeça de seus comandados no lugar. "É mais um jogo como todos os outros de nossa vida. Precisamos ganhar".

A favor dos portugueses está o número de desfalques da equipe escandinava, que vem de derrota em amistoso contra o Chile em casa e não contará com oito jogadores, dentre os quais o goleiro Sorensen, do Manchester City, e o zagueiro Agger, do Liverpool.

França, Itália e Espanha em campo: A situação da França não é tão delicada como a de Portugal. Les Bleus precisam vencer neste sábado a Romênia, em casa, para reduzirem a desvantagem para a Sérvia antes do confronto direto entre as duas equipes, na próxima quarta-feira.

Os comandados de Raymond Domenech somam 13 pontos, a cinco da líder do grupo 7. Bastante criticado pelo fraco futebol apresentado contra a Ilhas Faroe (vitória pelo placar mínimo na última rodada), o treinador francês não contará com o volante e capitão Patrick Vieira, lesionado. O meia Franck Ribéry e o atacante Thierry Henry são dúvidas.

O desespero de França e Portugal contrasta com a situação de Itália e Espanha. A Azzurra, líder do grupo 8 com 14 pontos, ficará muito perto da vaga na Copa se superar a Geórgia fora de casa (a TV Gazeta transmite ao vivo, a partir das 15 horas). Já a Fúria, com 100% de aproveitamento na chave 5, carimba o passaporte para a África do Sul se passar pela Bélgica em La Coruña.

Quem também está em situação confortável é a Inglaterra. Mesmo sem jogar pelas Eliminatórias neste sábado (encara a Eslovênia em amistoso, transmitido pela TV Gazeta a partir das 13 horas), o time de Fabio Capello pode se garantir no Mundial. Para isso, basta a Croácia não vencer a Bielo-Rússia em casa.

Confira os jogos deste sábado na Europa:

Grupo 1:
15 horas: Dinamarca x Portugal
15 horas: Hungria x Suécia

Grupo 2:

14 horas: Moldávia x Luxemburgo
15 horas: Israel x Letônia
15h30: Suíça x Grécia

Grupo 3:
15h30: Eslováquia x República Tcheca
15h30: Polônia x Irlanda do Norte

Grupo 4:
12 horas: Azerbaijão x Finlândia
13 horas: Rússia x Liechtenstein

Grupo 5:
13 horas: Armênia x Bósnia
15 horas: Turquia x Estônia
17 horas: Espanha x Bélgica

Grupo 6:
11 horas: Ucrânia x Andorra
15h30: Croácia x Bielo-Rússia

Grupo 7:
15h30: Áustria x Ilhas Faroe
16 horas: França x Romênia

Grupo 8:
14h30: Bulgária x Montenegro
15 horas: Geórgia x Itália 15h30: Chipre x Irlanda

Grupo 9:
11 horas: Escócia x Macedônia
15h45: Islândia x Noruega



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet