Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

saúde em colapso

Deputada pede que pacientes de Mato Grosso sejam transportados de UTI aérea para Manaus

Foto: Reprodução

Deputada pede que pacientes de Mato Grosso sejam transportados de UTI aérea para Manaus
Com a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da cidade de Manaus em 50%, ou seja, ainda com possibilidade de receber mais pacientes infectados com a Covid-19, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) encaminhou ofício ao secretário de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, pedindo que o governo verifique com o Ministério da Saúde a possibilidade de transferência de alguns pacientes de Mato Grosso para o Amazonas. 


Leia mais:
MT registra morte de homem de 27 anos e de mais 72 pessoas em 24 horas

Atualmente, quase 200 pessoas estão na fila da Central de Regulação, aguardando um leito de UTI, pois em Mato Grosso a situação é de colapso. Por conta disso, quem tem condições financeiras loca uma UTI Aérea em Mato Grosso e vai até Manaus, usar leito SUS. 

Para a deputada, o governo de Mato Grosso poderia fazer um esforço e contar com ajuda do estado vizinho para encaminhar os pacientes daqui para lá, fazendo diminuir a fila por leitos e ainda salvaria diversas vidas que aguardam por uma vaga. 

"Os pacientes que estão sendo transferidos pra Manaus estão indo para UTI SUS, mas estão indo de UTI aérea particular. O que a gnte está pedindo é que faça regulação Cuiabá - Manaus e banque a UTI aérea. Hoje quem está indo é que tem contato lá, os que conseguem agilizar uma UTI lá e não tem nada a ver com o estado de Mato Grosso. O que a gente pede é que o estado banque uma UTI aérea pública, pois atualmente quem faz isso, de sair daqui pra ir se tratar lá, é quem tem dinheiro. Atualmente, só da conta de fazer isso quem tem R$ 50 mil. O que a gente pede é agilidade e negociação para tentar resolver isso para as pessoas carentes, ajudando também a desafogar nossas filas", disse a deputada ao Olhar Direto

De acordo com a emedebista, ela entrou em contato com a secretaria de Saúde de Manaus, que garantiu leitos disponíveis para o acolhimento dos mato-grossenses. Em post no Instagram, feito no fim de semana, Janaina disse que centenas pleiteiam vagas e o desespero começa a tomar conta dos familiares.

Quero pedir novamente ao secretário, ao governo de Mato Grosso, ao governador Mauro Mendes, precisamos transferir nossos pacientes para outros estados. Precisamos dar a oportunidade de sobreviverem numa UTI, lutarem por suas vidas com dignidade”.

Lembrando que no início do mês a SES já requereu o apoio de outros estados, mas não obteve êxito, pois a situação de colapso é similar em todo o país.

A empresa que mais faz esse tipo de trabalho de translado aéreo é a Abelha Taxi Aéreo. Na tarde de domingo, dois voos partiram de Várzea Grande e foram até a cidade de Manaus. 

O secretário Gilberto Figueiredo, responsável pela pasta da Saúde de MT, disse que nenhum desses voos tem a ver a situação SUS e que Mato Grosso ainda começou esse tipo de transporte de pacientes para outros estados. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet