Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Variedades

Repórter ensina como entrevistar banda "de ressaca"; veja trecho de livro

"A higiene oral não faz muito o estilo rock'n'roll, por isso esteja preparado." Esse "conselho" faz parte do primeiro capítulo do livro "Chega de Falar de Mim..." (Panda Books, 2007), de Jancee Dunn --que escreve para a revista "Rolling Stone" desde 1989.

Com o objetivo de mostrar os bastidores de suas entrevistas com personalidades mundiais da música, do cinema e da TV, a autora fala de seus encontros com Madonna, Cameron Diaz e Beyoncé, além de sua caminhada com Brad Pitt e a dança no palco com Beastie Boys.

De uma forma direta e bem-humorada, Dunn mistura histórias de sua vida e carreira com aprendizados, sugestões e dicas para quem precisa entrevistar um artista famoso ou tem curiosidade em relação ao mundo das celebridades e do entretenimento.

No capítulo "Como parecer animada em uma entrevista com uma banda de ressaca e mal-humorada", que contém a citação inicial desta matéria, a escritora também adianta o que esperar de um encontro com uma banda de rock: "O grupo vai dizer, palavra após palavra, que o objetivo deles é fazer música, e não transar com menininhas, fazer vídeos, ganhar bebidas de graça ou se hospedar em hotéis luxuosos".

Leia abaixo o trecho do livro "Chega de Falar de Mim...", no qual Jancee Dunn ensina o que fazer e o que esperar de um encontro com roqueiros.

Atenção: o texto reproduzido abaixo mantém a ortografia original do livro e não está atualizado de acordo com as regras do Novo Acordo Ortográfico. Conheça o livro "Escrevendo pela Nova Ortografia".

Como parecer animada em uma entrevista com uma banda de ressaca e mal-humorada


Aproxime-se cautelosamente. Muitas vezes, os membros da banda acabaram de acordar, ainda que seja o meio da tarde. Não se mostre muito animadinho. Evite iniciar a entrevista com comentários que possam soar paternais demais: "Parece que alguém andou dormindo tarde!".

Tenha à mão sempre algumas pastilhas para mau hálito, no caso de um deles ter acabado de vomitar ou negligenciado a escovação dos dentes. A higiene oral não faz muito o estilo rock'n'roll, por isso esteja sempre preparado.

Assim que o grupo estiver acomodado, e enquanto o empresário da banda estiver distribuindo energéticos e aspirinas, repasse mentalmente o conceito do álbum acústico que a banda lançou somente na Alemanha; assim eles saberão que você entrou no clima deles.

Entretanto, inevitavelmente, sua exaustiva tentativa de empreender um diálogo resultará em grunhidos e respostas monossilábicas; é uma maneira de se protegerem e de passar a imagem de mais um grupo pop para adolescentes.

O grupo vai dizer, palavra após palavra, que o objetivo deles é fazer música, e não transar com menininhas, fazer vídeos, ganhar bebidas de graça ou se hospedar em hotéis luxuosos. Também é dessa maneira que eles fazem você entender que esse tipo de entrevista não passa de uma amolação e que estariam muito mais felizes ensaiando em alguma garagem. Atenção! É aqui que você deve usar artilharia pesada.

Concentre-se apenas no baterista. Ria como louco das piadas dele. Devote-lhe toda a atenção do mundo e mostre interesse quando ele expuser suas idéias, por mais casuais que sejam.

Movimente a cabeça e diga coisas do tipo: - Eu nunca tinha pensado sobre isso antes, mas você está absolutamente certo - a bateria é sem dúvida uma metáfora da vida. Escute com êxtase enquanto ele fala sobre a genialidade e o carisma de John Bonham1. Com o baterista perdido nos próprios devaneios, mas superexcitado sob seu incontrolável olhar de admiração, os outros caras da banda - principalmente o vocalista, que até então parecia mudo - vão ficar um pouco confusos e, digamos, um tanto aborrecidos.

Finalmente, o espírito competitivo assumirá o comando e eles vão brigar pela sua atenção, vão falar sobre as divertidas histórias sobre fãs e contar piadinhas de origem duvidosa. Lembre-se: não use as citações do baterista na sua matéria.

"Chega de Falar de Mim..."
Autor: Jancee Dunn
Editora: Panda Books
Páginas: 296
Quanto: R$ 39,90
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 e no site da Livraria da Folha.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet