Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Reforço na imunização

Vacina da Pfizer chega no fim de semana a MT e ministério recomenda aplicação em 14 dias somente na Capital

29 Abr 2021 - 09:48

Da Redação - Wesley Santiago/Do Local - Max Aguiar

Vacina da Pfizer chega no fim de semana a MT e ministério recomenda aplicação em 14 dias somente na Capital
O Ministério da Saúde recebe, nesta quinta-feira (29), um milhão de doses da vacina covid-19 da Pfizer/BioNTech e deve começar a distribuição para os Estados brasileiros já na sexta-feira (30). A recomendação do órgão é para que os imunizantes fiquem nas capitais, por conta complicada logística e a necessidade de que o condicionamento seja feito a baixíssimas temperaturas.


Leia mais:
Mauro vai ao STF pedir liberação da Sputnik V e deputado pede Pfizer em cidades do interior com freezers
 
As doses serão distribuídas para Mato Grosso, os outros 25 Estados e ao Distrito Federal. Devido ao curto espaço de tempo, o Ministério da Saúde está orientando, para essa primeira remessa, que a vacinação com as doses da Pfizer fique restrita às capitais e, se possível, ocorra em unidades de saúde que possuam câmaras refrigeradas cadastradas na Anvisa.
 
O governador Mauro Mendes (DEM) disse na manhã desta quinta-feira (29) que “se estão destinando as vacinas da Pfizer para cá, é porque o governo federal viu esta logística e estará mandando só para os que tem a tecnologia para manter a temperatura abaixo de zero”.
 
A logística de distribuição das vacinas leva em conta as baixas temperaturas de refrigeração das doses, que chegarão ao Brasil armazenadas em caixas a uma temperatura de -70°C. A previsão é de que a distribuição para as 27 capitais do País inicie entre sexta-feira (30/4) e sábado (1°/5), em uma divisão proporcional e igualitária.
 
Os estados vão receber as vacinas armazenadas entre -25°C e -15°C - elas podem ficar nesta faixa de temperatura por até 14 dias. Por conta disso, a distribuição desse lote inicial será feita em duas etapas: primeiramente, serão enviadas aos estados e Distrito Federal as vacinas destinadas para a primeira dose (500 mil). Uma semana depois, as Unidades Federativas receberão os lotes para segunda (500 mil), respeitando o intervalo de aplicação entre uma dose e outra.
 
Assim que os imunizantes chegarem nas salas de vacinação, na rede de frio nacional (+2°C a +8°C), a aplicação na população deve ocorrer em até cinco dias.
 
A remessa faz parte do acordo firmado entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica em 19 de março, que totaliza 100 milhões de doses de vacinas até o final do terceiro trimestre de 2021. Essas primeiras doses foram produzidas na fábrica da Pfizer em Puurs, na Bélgica.
 
A vacina da Pfizer possui registro para uso definitivo concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O imunizante pode ser aplicado em pessoas a partir de 16 anos de idade, em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet