Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cidades

AÇÃO INTEGRADA

Bombeiros fornecem capacitação para 300 pantaneiros somarem ao combate às queimadas no Pantanal

Foto: Rogério Florentino - Olhar Direto

Bombeiros fornecem capacitação para 300 pantaneiros somarem ao combate às queimadas no Pantanal
Após trágico ano de 2020, quando queimadas destruíram 15% do Pantanal, o Corpo de Bombeiros prepara capacitação para 300 pantaneiros com intuito somar no combate às queimadas que todos os anos assolam a região. Os treinamentos se iniciaram no começo de abril de 2021 e se estenderão durante períodos de estiagem e seca.


Leia também: 
Globo Repórter mostra renascimento do bioma devastado por incêndios

De acordo com assessoria, serão dois tipos de curso para capacitar os pantaneiros. O primeiro é de nivelamento para ensinar técnicas e habilidades em tomar as primeiras medidas de combate até a chegada dos bombeiros.

O segundo curso visa formar brigadistas, em torno de 60 pantaneiros, que ficarão divididos em duas equipes instaladas na região de Porto Cercado e outra em São Pedro de Joselândia.

Com objetivo de uniformizar os protocolos de atendimento e a comunicação entre os pantaneiros e o corpo de bombeiros, o curso de nivelamento terá duração de 16 horas com instruções e atividades teóricas e práticas.
Confecção dos aceiros, manutenção de maquinários, organização dos funcionários de fazendas e a comunicação entre moradores e bombeiros são objetivos a se alcançar com a capacitação.  

Apresentação dos temas e troca de experiências entre os pantaneiros, que passarão seus conhecimentos da região e os peritos do Corpo de Bombeiros, com conhecimentos seus técnicos, serão viabilizados durante o processo.

Desde que o Pantanal sofreu a perda de 15% do seu bioma para as queimadas, no ano de 2020, o grupo ‘Guardiões do Pantanal’, composto por integrantes das cadeias produtivas do Pantanal Mato-grossense, cobrou ações desse tipo com objetivo de somar no combate às tragédias ambientais que todo ano assolam o local.

O presidente do Sindicato Rural de Poconé e membro do grupo Guardiões do Pantanal, Raul Santos Neto classifica a capacitação como uma ação revolucionária e necessária para a região.

"Os bombeiros do batalhão foram muito atenciosos. Eles tiveram que se aperfeiçoar para serem multiplicadores e mudar toda estratégia de ensino para se adaptar às limitações trazidas pela covid. Nós só temos a agradecer", avalia Raul.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet