Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Cidades

PANDEMIA EM ALTA

Estudo aponta aumento da taxa de transmissão do coronavírus em Mato Grosso

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Estudo aponta aumento da taxa de transmissão do coronavírus em Mato Grosso
Desde a última quinta-feira (13), Mato Grosso voltou a registrar um aumento significativo na taxa de transmissão do coronavírus. Segundo dados divulgados pelo médico sanitarista e deputado Estadual, Lúdio Cabral (PT), há seis dias o estado apresenta taxa de transmissão acima de 1. Para o parlamentar, o aumento se deve ao afrouxamento das medidas de biossegurança em todo o estado. 


Leia mais: 
Conselho das Pastas de Saúde confirma perda técnica e defende cumprimento de protocolo de vacinação

Ainda de acordo com o estudo feito por Cabral, a taxa de transmissão alcançou o menor patamar em 26 de abril, com 0,81. Neste período, a cada 100 pessoas transmitem o vírus para outras 81 pessoas. Já na terça-feira (18) o número passou para 1,12, o que significa que cada 100 pessoas transmitem a doença para outras 112 pessoas. 

O aumento acendeu um alerta e virou pauta no encontro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (AL-MT), realizado nesta terça-feira (18), com a participação do secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, junto dos secretários municipais. Na ocasião, o deputado afirmou que a pandemia deve se agravar em território mato-grossense. “Isso significa que a epidemia volta a se acelerar em Mato Grosso, e isso se refletirá no aumento do número de casos novos de covid-19”, explicou Lúdio. 

Painel Desenvolovido pelo deputado Lúdio Cabral (PT)

Outro indicador apontado pelo parlamentar é a ocupação dos leitos de UTI. Segundo Cabral, dos 26 hospitais de referência em Mato Grosso, 10 estão com 100% dos leitos de UTI ocupados. Segundo o Painel Interativo da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), atualizado nesta quarta-feira (19), a taxa de ocupação geral dos leitos de UTI ultrapassa os 77%. 

Novos decretos

No dia 14 de maio, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), editou um novo decreto flexibilizando as medidas de biossegurança. Na nova determinação, o toque de recolher passou a vigorar das 01h às 05h. Já bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais podem funcionar das 9h às 00h. 

O decreto entrou em vigor no último dia 14 de maio e segue em vigência até o dia 31 de maio. Na justificativa para as mudanças, o chefe do executivo apontou uma redução na taxa de ocupação dos leitos de UTI, na época em 74% (3% a menos do registrado nesta quarta-feira). 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet