Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

RELAÇÃO DOS PODERES

Max afirma que veto à vacinação obrigatória na Educação não deve ser votada agora e nega rusga com Executivo

01 Jun 2021 - 12:09

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Olhar Direto

Max afirma que veto à vacinação obrigatória na Educação não deve ser votada agora e nega rusga com Executivo
Governador de Mato Grosso por um dia, o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), afirmou que os deputados não devem votar veto de Mauro Mendes (DEM) a trecho do projeto de lei 21/2021, que condiciona o retorno às aulas presenciais à imunização de todos os profissionais das escolas, o que engloba professores e técnicos. O tema foi retirado de pauta na semana passada, com a justificativa de que a Seduc-MT iria reavaliar o retorno dos alunos para as salas.


Leia também:
Cattani nega ser homofóbico e provoca presidente da OAB-MT: nunca agredi minha mulher

De acordo com o governador interino, não há urgência para a análise do veto, já que a secretaria suspendeu o início das aulas em sistema híbrido, mantendo o ensino remoto até o fim deste semestre.

“Não tem votação de vetos hoje, não foi marcado. Vetos novamente serão apreciados daqui uns 30 ou 40 dias. O veto mais importante e mais discutido era o veto da educação e o governador prorrogou o início das aulas. Então se perdeu o objeto da votação rápida desse veto”, disse, durante coletiva à imprensa nesta terça-feira (1º).

Além do adiamento do sistema híbrido, o estado já conseguiu liberação para a vacinação dos profissionais da educação e muitos municípios, como Várzea Grande, Cuiabá e Rondonópolis já iniciaram a imunização desse grupo.

Relação entre Poderes

Max também falou sobre a relação do Legislativo com o Executivo, em relação aos vetos do governador Mauro. Na semana passada, dos dez que estavam em pauta, os deputados derrubaram nove.

O governador interino negou que tal fato case algum prejuízo na relação entre os Poderes, mesmo com a declaração de Mauro, que disse não ter problema com as ‘derrotas’ no Legislativo, já que tem conseguido manter sua decisão ao acionar o Judiciário.

“A Assembleia e o Executivo, são poderes independentes. Aquilo que governador entende por vetar tem a prerrogativa. Aquilo que assembleia entende que tem que derrubar o veto, assim o faz. O governador ainda tem outros meios. O governador Mauro respeita bastante esse espaço. Faz uma conversa republicana com Assembleia e isso faz parte do processo democrático”, pontuou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet