Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Educação

universidades públicas

Dados preliminares indicam taxa de aprovação acima de 50% de estudantes da rede estadual no Enem, aponta Seduc

Foto: Assessoria Seduc-MT

Coordenadora de ensino médio da Seduc-MT, Giseli Maciano.

Coordenadora de ensino médio da Seduc-MT, Giseli Maciano.

Os dados preliminares de uma pesquisa feita pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), com 279 estudantes da rede estadual de ensino, que concluíram o Ensino Médio em meio à pandemia, mostram que 55% daqueles que fizeram o Enem, conseguiram aprovação em universidades públicas. O mapeamento, que foi feito de forma totalmente online pela pasta, ainda está em andamento, e espera contar com a participação das demais unidades escolares, para a elaboração de um diagnóstico completo.


Leia também:
Max afirma que veto à vacinação obrigatória na Educação não deve ser votada agora e nega rusga com Executivo

De acordo com informações da Seduc-MT, os cursos de direito, letras, pedagogia, administração, engenharia civil, medicina veterinária, agronomia, arquitetura e urbanismo foram os mais procurados pelos recém egressos da rede estadual. 

Conforme explicou a coordenadora de Ensino Médio da Seduc, Giseli Maciano, os 279 estudantes responderam ao formulário online “Mapeamento dos estudantes concluintes do Ensino Médio 2020 – Enem – 2020”. Desse total, 191 informaram que fizeram o Enem em 2020, sendo que 105 conseguiram notas suficientes para se matricularem em uma instituição de ensino superior pública, o que também representa um total de 55% de aprovados.

Ainda dentro deste recorte dos novos alunos de universidades públicas, 31 informaram que participaram do Pré-Enem Digital.

Distribuição geográfica

Os estudantes aprovados são de 27 municípios e 31 escolas diferentes. Entre as campeãs de aprovação estão a Escola Estadual (EE) Milton Armando Pompeu de Barros, em Colíder (15 aprovações), EE Alexandre Leite, em Ribeirãozinho, e EE Deputado Bertoldo Freire, em São José dos Quatro Marcos, com 9 aprovados cada.

Fabiano Joaquim da Costa, diretor da EE Milton Pompeu, destacou que o número alto de alunos aprovados é fruto de um trabalho intenso de todos os profissionais da escola, principalmente dos professores.

“O nosso foco principal é a aprendizagem dos nossos estudantes. O sucesso dos nossos estudantes com certeza é o nosso maior combustível e é o que nos motiva em continuar desenvolvendo um trabalho competente”, ressaltou. O diretor lembrou ainda que a escola procura fazer um bom planejamento das ações pedagógicas.

Com 8 contemplados, outra instituição que também teve um bom número de aprovações foi a EE Antônio Ferreira Sobrinho, que fica em Jaciara. Em seguida aparecem as EEs Cândido Portinari, de Tapurah, e José Leite de Moraes, Várzea Grande, com cinco alunos cada.

Dados preliminares 

“São dados apenas das escolas que responderam ao formulário eletrônico, já que a aprovação geral no estado é superior ao que apresentamos. As aprovações são reflexo do trabalho pedagógico desenvolvido pelas unidades escolares”, comemora a coordenadora.

A coordenadora de Ensino Médio da Seduc destaca que, com o objetivo de incentivar a participação e dedicação dos estudantes concluintes do Ensino Médio no Enem, foi disponibilizado às escolas um link para mapear as aprovações dos estudantes.

Gisele Maciano lembra que é preciso ter uma pesquisa ampla para saber a quantidade real de aprovados em todo o estado. A coordenadora está disponibilizando o link do formulário online para que seja preenchido pelo maior número possível de alunos da rede estadual.

“Contamos mais uma vez com a colaboração de todos os gestores, professores e comunidade em geral, para a divulgação do link dessa pesquisa junto aos estudantes concluintes do Ensino Médio em 2020. Com isso será possível planejarmos novas ações diante de um número real de aprovados”, assinala.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet