Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Cidades

404

Responsáveis por sites de transmissão ilegal em nove estados são alvos de operação do Ministério da Justiça

Foto: Reprodução

Responsáveis por sites de transmissão ilegal em nove estados são alvos de operação do Ministério da Justiça
Atualização | 11h27 - A Polícia Civil informou que não houve cumprimento de mandado em Mato Grosso e que o Ministério da Justiça se equivocou ao citar o Estado.


07h07 - Coordenada pelo Ministério da Justiça, foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (08) a terceira fase da Operação 404, com o objetivo de combater crimes de pirataria digital. Policiais civis cumprem mandados em Mato Grosso e outros oito estados da federação. 

Leia mais:
Polícia Civil deflagra operação contra 'piratas do asfalto' acusados de roubar cargas em MT e SP

São alvos de mandados: Mato Grosso,  Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A operação tem como objetivo cumprir 11 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio e/ou suspensão de sites e aplicativos de streaming ilegal de conteúdo, desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e remoção de perfis e páginas em redes sociais.

A ação integrada no combate à pirataria on-line está sendo deflagrada com a colaboração das embaixadas dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations (HSI) e Departamento de Justiça do Reino Unido no Brasil (IPO – Intellectual Property Office e PIPCU - Police Intellectual Property Crime Unit).

O principal crime investigado é a violação de direito autoral. A pena é de reclusão, de dois a quatro anos, além de multa para quem distribui o conteúdo para obter lucro. Já quem consome pode ser condenado a detenção, de três meses a um ano, ou multa.

O nome da força-tarefa, 404, faz referência ao código de resposta do protocolo HTTP para indicar que a página da web não foi encontrada ou está indisponível.

Na segunda fase da ação, em novembro do ano passado, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão em 10 estados, além de bloqueio e suspensão de 252 sites e 65 aplicativos de streaming – que transmitem filmes, séries e programas de televisão de forma ilegal.

Também foram derrubados 27 páginas no Reino Unido e três nos Estados Unidos. Cinco pessoas foram presas em flagrante.

Já na primeira fase, em 2019, oito pessoas foram detidas. Os policiais cumpriram 30 mandados de busca e apreensão em 12 estados. Os alvos eram suspeitos de operar 210 sites de transmissões ilegais e 100 aplicativos de streaming.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet