Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Escassez de água

Fogo destrói 20 mil hectares de vegetação no Pantanal na fronteira com a Bolívia

Foto: Corpo de Bombeiros

Fogo destrói 20 mil hectares de vegetação no Pantanal na fronteira com a Bolívia
Um incêndio de grandes proporções consome o Pantanal mato-grossense, na fronteira entre o Brasil e a Bolívia. A escassez de água enfrentada no município de Cáceres (220 km de Cuiabá), dificulta o combate das chamas que começaram na terça-feira (16).


Leia também:
Com seca histórica no Rio Paraguai, prefeitura irá decretar situação de emergência em Cáceres

As equipes de combate aéreo e terrestre, que estão mobilizadas em apagar o incêndio na região, receberam a ajuda de um caminhão pipa da prefeitura de Cáceres, com capacidade de 15 mil litros de água.

Segundo o Secretário Municipal de infraestrutura, engenheiro Wesley Lopes, o envio deste veículo é mais uma ferramenta de auxílio. “Com o apoio deste caminhão pipa, contribuímos no transporte de água. São 15 mil litros que abastecerão a aeronave da Defesa Civil, enviada para ajudar no combate, que tenta apagar os pontos de calor”, observou Wesley.

O engenheiro ainda informou que a prefeitura também disponibilizou uma camionete para transportar bombeiros e brigadistas nas frentes de combate ao fogo.

A coordenadora da Defesa Civil, Andrelina Magali, noticiou que esse incêndio florestal já destruiu mais de 20 mil hectares de vegetação. “Ele teve início na última terça-feira (16), e após ser controlado por bombeiros militares, fazendeiros e voluntários, reacendeu. E neste momento, mesmo com todo empenho de dezenas de bombeiros, brigadistas, fazendeiros e muito maquinário, a escassez de água na região dificulta o combate”, pontuou.

A prefeita de Eliene Liberato diz estar preocupada com o incêndio.  “Estamos atentos e monitorando esta situação. O pantanal é nosso grande patrimônio, aliás é um patrimônio natural da humanidade, abriga uma fauna e flora riquíssimas e todos os esforços e parcerias para combater esse incêndio para preservar a vida humana, de animais, aves e repteis, e toda uma vegetação serão realizadas”, anunciou Eliene Liberato.

A cidade passa por uma crise hídrica e o nível do Rio Paraguai atingiu um dos menores níveis da história. Nesta segunda-feira (23), o Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste da Marinha do Brasil registrou 40 centímetros, o menor volume desde que as medições começaram em 1965.

No mesmo período do ano passado, o menor nível registrado foi de 0,68. O rio Paraguai é o principal canal de escoamento do Pantanal, sendo um dos mais importantes de planície no Brasil. A crise hídrica foi destaque no programa Fantástico do último domingo (22), durante a série ‘Brasil, colapso ambiental’.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet