Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Política MT

COOPERAÇÃO TÉCNICA

Secretário de Educação volta a defender redimensionamento de escolas e cita Goiás e Ceará como exemplos

02 Out 2021 - 09:58

Da Redação - Max Aguiar / Da Reportagem Local - Airton Marques

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Secretário de Educação volta a defender redimensionamento de escolas e cita Goiás e Ceará como exemplos
O secretário de Educação, Alan Porto, comentou que o redimensionamento das escolas é tratado de um ano para o outro e precisa ser entendido como cooperação técnica entre as escolas municipais e o estado. Novamente, à imprensa, Alan deixou claro que não existe fechamento de escolas e esse processo de discussão, principalmente em Várzea Grande, começará a valer a partir de 2022. Ele ainda citou os estados de Goiás e Ceará como exemplos a serem seguidos. 


Leia mais:
Mauro crê que comando do Paiaguás pode ‘pesar’ para que DEM comande novo partido com PSL

Porto afirmou que este assunto deve ser tratado por um bom tempo, principalmente porque em Mato Grosso isso ainda parece ser novidade, mas em alguns locais já existe e o ensino tem qualidade. “É uma discussão normal, com muito diálogo, o prefeito [Kalil Baracat] afirmou que está em fase de diálogo, porém é tudo por etapa. Vamos avançando no diálogo. O apoio do estado é na modernização na infraestrutura. Com mobiliários, equipamentos e gestão de pessoas. Os professores que decidirem trabalhar em cooperação técnica com município também receberão essa oportunidade, é possível essa parceria", comentou o secretário.

"Não é que estamos transferindo os alunos para rede municipal, é uma forma do município fazer esse trabalho do ensino fundamental com maestria. Em Várzea Grande são quatro unidade”, completou.

Segundo o secretário, o redimensionamento acontece há 20 anos em Mato Grosso, mas atualmente isso parece ser algo novo porque "alguns estão espalhando que o estado vai fechar escolas". Ele citou casos de sucesso em estados como Goiás e Ceará.

“A gente pega as boas práticas. No Ceará todo ensino fundamental é feito pelo município. Em Goiás é o melhor Ensino Médio e também temos esse exemplo. Por isso volto a dizer que o redimensionamento é tratado de um ano para o outro. E isso será uma coisa que só vai valer em 2022. Estamos fazendo reuniões com diretores para deixar claro que não vamos fechar nada”, concluiu Porto, durante visita do ministro da Educação em escolas do bairro Pedra 90, em Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet