Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

RESTAURAÇÃO NA TRINCHEIRA

Secretário confirma possibilidade de adiantar liberação da Jurumirim para novembro

08 Out 2021 - 12:05

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Secretário confirma possibilidade de adiantar liberação da Jurumirim para novembro
O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, revelou a possibilidade de adiantar a entrega das obras de restauração da Trincheira Jurumirim, na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. A possibilidade é que a via seja liberada já no fim de novembro.


Leia também:
Ao entregar maquinário para agricultura familiar, Mauro cita crescimento em sítio: ‘lembro do sofrimento que era produzir’

A restauração e recuperação da estrutura do elevado iniciaram em junho e interditou o trânsito de veículos por todo o trecho, com previsão de finalização em 7 meses.

“Tem N serviços que foram feitos, fizemos a drenagem, mexemos na sub-base, na base, fizemos colchão drenante, estamos recuperando as paredes de concreto, as infiltrações e agora depois disso tudo, nós vamos fazer as juntas de dilatação na parte de cima. Então toda uma obra de engenharia pra melhorar a qualidade e a segurança da Trincheira Jurumirim”, afirmou, nesta sexta-feira (08).

A execução da drenagem de forma eficiente é o principal serviço realizado pelo Estado para corrigir os problemas apresentados na trincheira decorrentes da má-execução da obra quando de sua construção, na época da Copa do Mundo de 2014. O serviço na parte inferior da trincheira foi encerrado no fim de setembro.

Para a execução  da drenagem foi realizada a escavação de cerca de 1,5 metro para a retirada do solo e implantação de um colchão drenante, para impedir que o lençol freático permanecesse próximo da camada de asfalto, ao longo do 1,32 quilômetro de extensão da trincheira, entre os bairros Jardim Leblon e Bosque da Saúde.

Além da drenagem, foi feita a correção das infiltrações e de problemas com as juntas de dilatação nas cortinas (paredes) da trincheira. O projeto de restauração e recuperação da trincheira contempla ainda reciclagem da camada de revestimento, que foi usada nas fases de execução das camadas de subleito e reforço de subleito do novo pavimento para melhorar a capacidade estrutural.

Ao todo, serão aplicados investimentos na ordem de R$ 14,2 milhões para a execução dessas obras. Esse investimento será custeado, neste primeiro momento, pelo Estado. Porém, o governo vai buscar ressarcimento dos valores junto à primeira construtora responsável. Tão logo a obra seja concluída, ela será repassada ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), uma vez que a via é federalizada, embora esteja atualmente sob a responsabilidade do Estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet