Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Guerra ao tráfico

Delegada cita experiência e expertise em soma de equipe ex-GCCO na DRE: “entendimento de como a engrenagem roda”

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Delegada cita experiência e expertise em soma de equipe ex-GCCO na DRE: “entendimento de como a engrenagem roda”
A delegada Juliana Chiquito Palhares destacou a experiência da equipe montada para ficar à frente da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), unidade que ela assumiu a titularidade em março deste ano. Muitos integrantes que eram da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) foram deslocados para a especializada. Para Juliana, isso auxilia no desempenho da função, já que todos têm o entendimento de “como a engrenagem roda”.


Leia mais:
Delegada da DRE cita foco em atacar patrimônio do tráfico e importância de denúncias em guerra contra drogas
 
“Cada unidade que passamos, aprendemos. Há um crescimento profissional muito grande. Passei entre muitas unidades, dentre elas a DHPP, que foi onde eu me apaixonei, quem sabe um dia volto para lá. Aprendi muita coisa lá, que levei para a GCCO. Na gerência, também adquiri um conhecimento fantástico e estou trazendo toda esta bagagem para cá”, destacou a delegada em entrevista ao Olhar Direto.
 
Além de Juliana, outro delegado que também foi deslocado para a DRE foi Frederico Murta, que também compunha o quadro da GCCO. Outros policiais que eram da gerência também seguiram o mesmo caminho e estão somando com alguns dos que ainda permaneceram na especializada.
 
“A experiência dos que vieram da GCCO é importante aliada também aos que ficaram aqui, que tem um conhecimento de como a engrenagem roda.  Alguns dos que vieram comigo, também tinham experiência aqui na DRE”, comenta a delegada.
 
Juliana ainda destaca que é interessante comparar como era em 2013, quando ela estava na DRE e como está atualmente. “Era uma realidade, agora é outra, mais grave. Nos assustou o volume de trabalho, apreensões, graças ao excelente trabalho de toda a segurança pública. Hoje estou em um momento muito bom da minha maturidade profissional para estar à frente da DRE. Isso me deixa animada para novos projetos, estamos trabalhando junto com a Diretoria da Polícia Civil para coisas muito promissoras”.

Ataque ao patrimônio

Juliana disse ainda que a unidade está focada em atacar o patrimônio do tráfico, com a intenção de minar os recursos de grupos e facções criminosas, que tem na venda dos entorpecentes o seu subsídio. Além disto, destacou a importância das denúncias anônimas feitas pela sociedade.

“Recebemos uma unidade muito bem estruturada e gerida pelas gestões anteriores, com trabalho consistente. Agora, estamos tentando imprimir a nossa cara. Novos planejamentos, metas. Nosso objetivo é fazer um trabalho a longo prazo aqui”, pontua a titular da DRE.

A delegada cita ainda que a unidade está investindo também nas investigações qualificadas, em que o objetivo é desarticular organizações criminosas envolvidas no tráfico de drogas. “Precisamos desarticular financeiramente estas organizações. É um foco muito importante, que temos dado toda atenção na unidade. É algo que demanda tempo, paciência, inteligência. Talvez, em breve, algumas ações devam acontecer neste sentido”.
 
Juliana pontua que o principal objetivo do traficante é sempre o dinheiro. Ela destaca que é muito importante colocar estes criminosos atrás das grades. Porém, apenas isto e tirar a droga de circulação não basta.

A grande aliada da Polícia Civil neste combate às drogas é a sociedade. “É importante que as pessoas denunciem. Porque é com base nestas denúncias, junto com a inteligência, que conseguimos um trabalho exitoso. A operação que fizemos no bairro Tijucal, há alguns dias, teve início justamente com um número grande de denúncias. Vimos que já estava insuportável e resolvemos agir junto com a Polícia Militar”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet