Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Variedades

Festival da Primavera encerra com show nacional de Chico César

Foto: Agência Pauta Pronta

Festival da Primavera encerra com show nacional de Chico César
A edição 2009 do Festival da Primavera de Rondonópolis encerra amanhã (12), na feira livre da Vila Aurora, com várias atrações musicais entre elas o show nacional do cantor e compositor paraibano, Chico César. Na abertura da noite musical, a partir das 19h, está programada a apresentação do violeiro Pedro Barbosa, os cantores Luis Telmo e Sérgio Calango, além do ritmo pop rock do cantor Jabas. A noite também terá espaço para a dança folclórica do grupo ‘Puro Swing’.


A entrada para o evento será gratuita, no entanto, para participar do bingo de uma moto Yamaha Factor, 125cc, basta levar um quilo de alimento não perecível e trocar por uma cartela na American Motos (Rua Fernando Correa da Costa – Centro) e amanhã a troca de cartelas também poderá ser feita durante todo o dia, no local do evento, a partir das 8h. O Festival da Primavera terá espaço também para a feira de artesanato, comércio popular e comidas típicas.

O Festival da Primavera é um evento realizado pelo Núcleo de Cultura Malagueta em parceria com a Prefeitura Municipal de Rondonópolis e patrocinado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, através do Fundo Estadual de Fomento a Cultura.

O SHOW - O cantor e compositor Chico César apresentará para o público rondonopolitano o seu novo trabalho o álbum 'Francisco, Forró y Frevo'. Na obra ele mergulha no espírito das principais festas populares nordestinas (o carnaval e os festejos juninos) para criar um disco alegre em que o foco encontra-se na força dos ritmos que animam essas festas: o frevo e o forró. E ainda no diálogo que esses ritmos têm naturalmente com bits universais. Por exemplo: o xote com o reggae, o frevo e o arrasta-pé com o ska.

No que se refere especificamente ao frevo, uma novidade: a junção da linguagem das orquestras de metais de Pernambuco com a guitarra baiana dos trios elétricos da Salvador dos anos 70, em que a folia estava sob o comando de Dodô e Osmar. Para buscar uma sonoridade universal chamou o produtor Bid (o mesmo do segundo disco de Chico Science e Nação Zumbi), com quem divide a produção do álbum.

A mixagem é de Mário Caldato Jr. O tempero nordestino fica por conta da presença de músicos da Paraíba, da Bahia e de Pernambuco. Entre eles, o grande Armandinho e seu pau elétrico (homenageado no disco) e Spock e sua orquestra (representando a renovação do gênero pernambucano).

Entre os convidados a voz do frevo Claudionor Germano, um verdadeiro mito que segue cantando com voz firme como nos velhos tempos da gravadora Rozemblit. Dominguinhos empresta sua voz e sanfona na música “Deus me Proteja” e Seu Jorge é o convidado em “Dentro”.

O disco é composto basicamente de inéditas do próprio Chico César. Com apenas uma regravação: a "Marcha da Cueca", do já falecido e também paraibano Livardo Alves ("Eu mato, eu mato quem roubou minha cueca pra fazer pano de prato...). Enfim, um disco leve para tocar nas ruas e nas pistas, com forte apelo regional e internacional. Para levantar a poeira e o astral, inspirado no saudável estado de espírito com o qual o povo nordestino encara e faz suas festas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet