Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Esportes

juventude xavante

Natural de MT, 1º indígena da seleção brasileira de atletismo leva bronze no Pan-Americano de Cross Country

Foto: Reprodução

Natural de MT, 1º indígena da seleção brasileira de atletismo leva bronze no Pan-Americano de Cross Country
Primeiro indígena a compor uma seleção brasileira de atletismo, Manuel Tsiwario, de 16 anos de idade, do povo Xavante, conquistou medalha de bronze no Pan-Americano de Cross Country, realizado no domingo (27), em Serra, no Espírito Santo. O atleta, da terra Indígena (TI) de Sangradouro, em General Carneiro (452 km de Cuiabá), tem pouco mais de um ano de treinamento.


Leia também:
Indígena mato-grossense representará o Brasil no Pan-Americano de Cross-Country

De acordo com a assessoria do Governo de Mato Grosso, os mato-grossenses Jânio Varjão e Wendel Gerônimo também se tornaram campeões no Pan-Americano de Cross Country. Wendel, de Pontes e Lacerda, conseguiu medalha de ouro nos 10km – adulto, Jânio de Barra do Garças, foi ouro nos 8km sub-20 e Manuel foi bronze nos 6km sub-18. 

Os atletas são bolsistas do Projeto Olimpus MT. Ainda conforme o Executivo Estadual, o resultado dos atletas é reflexo dos projetos de incentivo ao esporte, criados por sua gestão. Manoel foi revelado pelo professor Sivirino Souza dos Santos, quando o treinador foi acompanhar uma competição na aldeia, em dezembro de 2020.

"Pensei muito se ia, porque era longe – 260 km -, perto do Natal e num período de muita chuva, com trajeto de muita lama na estrada de terra. Acabei indo e o Manuel correu descalço e, aos 15 anos, fechou a prova de 10 km em 36:37. Fiquei impressionado.", relembra o treinador. 

Ainda conforme a CBAt, na época, Sivirino falou com o pai e o avô do atleta, o cacique Ricardo Tomotsudzarebe, que conheceram a estrutura da equipe em Barra do Garças. Em janeiro do ano passado, Manuel começou a treinar na cidade. Nesse momento, ele mora na Casa dos Atletas do município, que fica na Vila Olímpica do bairro Jardim Piracema.

O treinador conta que Manuel está descobrindo um mundo novo, onde tudo é novidade. "Ele ainda tem muitas dificuldades de comunicação, nunca havia saído da aldeia e está aprendendo português. Eles gostam de correr, mas tem menos gosto pelo treino. Nunca havia viajado de avião, como foi para Serra, nunca tinha andado de escada rolante, de elevador, ou ficado em prédio como no hotel", diz Sivirino. 

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, esses são resultados muito expressivos, de atletas apoiados por projetos de incentivo ao esporte criados pelo Governo de Mato Grosso.

“Nosso esporte tem muito potencial e, daqui em diante, veremos cada vez mais campeões ganhando destaque em competições nacionais e internacionais. Parabéns a todos esses guerreiros e guerreiras que tanto nos orgulham. A propósito, a equipe feminina de goalball, da Associação Mato-grossense dos Cegos, contemplada no Projeto Ponto do Esporte, também foi campeã da Super Copa Brasil na modalidade, recentemente”, comemorou.

No total, a competição reuniu 371 participantes, com atletas do Canadá, México, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, além do Brasil. Dos brasileiros convocados, o país foi representado por atletas da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet