Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

reunião com deputados

MP defende formação de conselho consultivo para resolver problema de parque Serra de Ricardo Franco

Foto: Reprodução

MP defende formação de conselho consultivo para resolver problema de parque Serra de Ricardo Franco
Nesta quarta-feira (18), durante a reunião com deputados estaduais sobre o Parque Estadual Serra Ricardo Franco, o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, e o procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe, titular da Procuradoria Especializada Ambiental, reafirmaram posicionamento que vem sendo defendido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso há nove anos. 


Leia mais:
Deputados confirmam recuo na extinção e planejam tirar 38 mil hectares do Parque Serra de Ricardo Franco

Scaloppe e Borges defendem que o governo estado nomeie integrantes do Conselho Consultivo, além da contratação de peritos para realização de levantamento sobre a real situação do parque.

"A formação do Conselho Consultivo é uma exigência legal e desde 2013 o Ministério Público vem alertando sobre essa questão. Quando realizamos a primeira audiência pública sobre esse assunto em Vila Bela da Santíssima Trindade não fomos aceitos e as palavras ditas naquele momento foram muito fortes e agressivas", destacou Scaloppe.

O procurador de Justiça enfatizou que o MPMT já ingressou com mais de 40 ações judiciais em defesa do Parque Serra Ricardo Franco. Entre peças processuais e outras manifestações já foram realizadas mais de 200 atividades. "Estamos trabalhando há muito tempo, tentando organizar essa situação, aconselhando pessoas", disse.

O procurador-geral de Justiça, José Antonio Borges Pereira, afirmou que a reunião foi pacífica e logo após o encontro os parlamentares se dirigiram à Casa Civil para discutir o assunto com a equipe do governador.
 "Em síntese, trata-se de uma política pública estadual que compete ao Executivo implementar para resolver a situação de um parque que se encontra abandonado", resumiu o procurador-geral de Justiça. 

O deputado estadual Vamil Moreto, representante do movimento dos produtores rurais, classificou a reunião com o MPMT como um "diálogo positivo e próspero". Enfatizou que a conversa é a melhor forma de apaziguamento e que o Ministério Público continuará fazendo a sua parte como fiscal da lei. "Estamos tentando, por meio do diálogo, atender todas as partes e, principalmente, o meio ambiente. Vamos abrir conversação com a Casa Civil para adoção das partes técnicas e legais, não é um processo que vai terminar tão rápido", concluiu.

Com informações de assessoria
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet