Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cidades

acordados pela polícia

"Mão na parede": veja momento que policiais prendem traficante que distribuía drogas em 'cracolândias' de Cuiabá

26 Mai 2022 - 09:10

Da Redação - Fabiana Mendes / Da Reportagem Local - Rogério Florentino

Foto: Rogério Florentino / OD

Traficantes de drogas que atuam em Cuiabá foram acordados, na manhã desta quinta-feira (26), por policiais civis, que cumpriam mandados de prisão no âmbito da operação Impetus Centro, deflagrada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). Um dos alvos acabou detido em um motel localizado na avenida Miguel Sutil. "Mão na parede", dizem os policiais durante a prisão acompanhada pela reportagem do Olhar Direto


Leia também:
DRE prende liderança em motel durante operação contra tráfico de drogas em Cuiabá; veja fotos

O criminoso chegou ao motel em uma motocicleta vermelha, posteriormente apreendida pelos agentes da Polícia Civil. Durante abordagem realizada em um dos quartos do estabelecimento, os policiais localizaram o investigado, acompanhado de uma mulher, que não é alvo da operação. 



As investigações conduzidas pela delegada Juliana Chiquito Palhares identificaram nove pessoas que seriam responsáveis pela distribuição de drogas em pequenos aglomerados de usuários como, por exemplo, no bairro Alvorada, perto da Rodoviária de Cuiabá, Centro e Pedregal. Essas áreas são mais propensas a pequenos roubos e furtos e são conhecidas por toda população como uma espécie de 'cracolândia'. 



Para Palhares, é fundamental reprimir a atuação desses traficantes, embora ela reconheça a importância de um trabalho social voltado aos usuários de entorpecentes. "Nessa ação, a gente visa atacar as pessoas que distribuem a droga. A gente recebe reclamações sobre os usuários, mas não podemos conduzir ele para delegacia, pois depois tenho que liberar. Para conter esse número crescente de 'zumbis' nas ruas, a gente precisa de uma ação social de saúde pública. Mas isso é muito difícil, pois muitas vezes esses usuários não querem sair da rua", lamentou.

"Já participei de ação no passado, onde foi feito um trabalho integrado, com repressão ao tráfico e também um trabalho de cunho social e de saúde. Das vagas cerca de 50 vagas que abriram, duas ou três pessoas ficaram no tratamento. É um trabalho difícil, mas na parte que nos compete, a gente tenta atacar os distribuidores. Eles não são grandes traficantes, mas distribuem para pequenos pontos da região central que alimentam esse comércio ilícito de droga e consumo", pontuou a delegada. 



Os mandados, sendo nove de busca e apreensão e nove de prisão, foram expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO) de Cuiabá, com base nas investigações da DRE, iniciadas em julho de 2021, que reuniram informações sobre o tráfico de drogas na região central de Cuiabá.

Nas investigações, foram identificadas as principais liderança no comércio ilícito, sendo acompanhado o modo de agir, assim como inúmeras ocorrências vinculadas, materializadas com várias apreensões de drogas realizadas em ações da Polícia Militar.

As diligências resultaram na identificação de nove pessoas que se associaram para o tráfico de drogas, com ações criminosas voltadas a região central, onde o consumo e a procura por drogas é intensa e de conhecimento da sociedade como um todo.



O trabalho investigativo realizado pela DRE contou com informações coletadas durante inúmeras ocorrências na região, e também compartilhamento de informações com a Polícia Militar, por meio da Companhia Independente da região central.



Participam da Operação Impetus Centro, as equipes de policiais da DRE, Gerência de Operações Especiais (GOE), Delegacia Especializada de Meio Ambiente (DEMA), Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gerpol), Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPaer) e Canil SOE.

Veja vídeo: 

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet