Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

SUSPENSO PELO TCU

Emanuel diz que vai mobilizar sociedade para discutir troca de modal e ameaça acionar Mauro na Justiça

27 Mai 2022 - 07:01

Da Redação - Érika Oliveira / Do Local - Lázaro Thor Borges

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Emanuel diz que vai mobilizar sociedade para discutir troca de modal e ameaça acionar Mauro na Justiça
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou nesta quinta-feira (26) que irá promover debates com a sociedade civil em torno da discussão da troca do modal de transporte que irá atender a região Metropolitana de Cuiabá. O debate gira em torno da escolha entre o VLT e BRT, este último que no momento encontra-se com licitação barrada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O emedebista afirmou, ainda, que se ficar comprovada a tentativa de o Estado avançar com a licitação o governador Mauro Mendes (UNIÃO) deverá ser acionado judicialmente.


Leia mais:
Negociação para venda de vagões e trilhos para Prefeitura do Rio de Janeiro partiu do Consórcio VLT
 
“É necessário que todos os olhos se voltem para essa questão, porque passa por cima da decisão do Tribunal de Contas da União que claramente abraçou a tese defendida pela Prefeitura de Cuiabá. Nós vamos agora mobilizar a sociedade, vamos organizar simpósios, conferências para se discutir os dois modais. To vendo muita gente falar em grupo de whatsapp sem o devido conhecimento de causa, porque o governo não discutiu esse assunto. Então eu quero dar oportunidade para as duas correntes”, disse o prefeito.

O Pleno do TCU decidiu no dia 11 de maio manter a decisão do ministro Aroldo Cedraz que suspendeu o andamento da licitação para a construção do BRT. Cedraz considerou que o Governo realizou a licitação de forma “açodada” e não fez os estudos necessários para concluir que o BRT seria a melhor opção.

O Estado, por sua vez, sustenta que não há uso de verba federal na obra, que o financiamento feito para custear o BRT já foi quitado e que a mudança do modal já foi validada por todos os municípios da Região Metropolitana, exceto Cuiabá – autor da ação no Tribunal.

Na semana passada, uma suposta tratativa para a venda dos vagões e dos trilhos para a Prefeitura do Rio de Janeiro ganhou as manchetes dos principais jornais mato-grossenses. Segundo constava até então, a negociação teria partido do Governo do Estado. Informações obtidas pelo Olhar Direto, no entanto, apontam para uma articulação promovida pelo Consórcio VLT. Procurado, o Consórcio preferiu não se manifestar.

Questionado se levou o assunto da suposta venda dos vagões ao conhecimento do Tribunal de Contas, Emanuel disse imaginar que a Corte já esteja ciente e sustentou, ainda, que se ficar comprovado o envolvimento do Estado nas tratativas poderá acionar o governador judicialmente.

“Aparentemente está havendo uma tentativa de desrespeito a uma decisão da Corte. E se estiver ocorrendo a lei determina multa para o gestor e para os envolvidos e, se for reincidente, até afastamento do cargo. Então, que o Governo respeite a decisão do Tribunal de Contas da União e possamos ter uma discussão de alto nível”, pontuou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet