Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

comemorações

Dia da Árvore será comemorado com evento em Cuiabá e no interior

A Sema, Diretorias Regionais, Prefeituras Municipais, Empaer, Sinfra e parceiros estarão vestindo uma mesma camisa com o objetivo de propagar a ideia da preservação ambiental e da importância da atuação de cada cidadão.

Foto: Rerodução

Dia da Árvore será comemorado com evento em Cuiabá e no interior
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Diretorias Regionais, Prefeituras Municipais, Empresa Matogrossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) e parceiros estarão vestindo uma mesma camisa com o objetivo de propagar a ideia da preservação ambiental e da importância da atuação de cada cidadão. Será no dia 21 de setembro, data em que é comemorado o Dia da Árvore. A superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Márcia Montalvão Guedes César, explicou que haverá uma programação especial com o tema: Existem muitas razões para você plantar uma árvore. Qual é a sua razão?. “Nossa intenção é sensibilizar a população sobre o benefício da árvore nos nossos dias, por meio do envolvimento e mobilização da comunidade, no processo de implantação e implementação de áreas verdes, contribuindo para a melhoria de qualidade de vida das populações”.


Entre os parceiros envolvidos na ação estão o Instituto Ação Verde, Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Renosa Indústria Brasileira de Bebidas, Rede de Supermercados Modelo, Shopping Pantanal e Rede CEMAT.

Até a década de 70, Cuiabá tinha no seu entorno uma área verde formada por matas ciliares, cerrado e capões. Vários córregos temporários e até perenes favoreciam um clima ameno na cidade. Isto sem contar que poucas ruas eram asfaltadas, a grande parte delas, calçadas, facilitava a infiltração de águas pluviais e estas, por sua vez, abasteciam o lençol freático alimentando mananciais existentes.

A expansão imobiliária e o crescimento da cidade sem um plano diretor que colocasse limite para essa expansão acabou trazendo conseqüências como a contaminação dos mananciais, o asfaltamento, calçadas e cimento colocado nos quintais diminuíram a infiltração levando ao empobreceu do lençol freático. Hoje as águas pluviais escorrem e criam áreas de alagamento, pois as galerias não são suficientes para o escoamento.

Para alertar a população em relação a essas questões, todos os anos, a Superintendência de Educação Ambiental (Suea) promove uma campanha com a proposta de envolver a comunidade no processo de sensibilização e colaboração na implantação das áreas verdes. “As áreas verdes são fundamentais para a melhoria das condições de vida da população. É premente a necessidade de promover a reflexão e mobilização das comunidades para a compreensão desses benefícios”, destacou a superintendente.

Entre os benefícios provenientes das áreas verdes a superintendente cita o seqüestro de carbono, que ameniza a poluição atmosférica; a perenização dos córregos, aumentando a taxa de umidade relativa do ar; a redução da velocidade dos ventos; a melhoria das condições do solo, criando uma camada fértil; o aumento da diversidade da flora e fauna; a melhoria das condições acústicas, diminuindo a poluição sonora; além de representarem (as áreas verdes), opções de recreação e lazer em parques, praças e jardins, valorização dos imóveis, ornamento do espaço urbano; conhecimento de plantas de valor medicinal entre outros.

Este ano, a campanha do Dia da Árvore visa atingir todos os municípios que compõe o estado e, além de sensibilizar a população sobre a importância das áreas verdes, a campanha vai alertar sobre os riscos do desmatamento e das queimadas. Também serão distribuídas mudas de árvores de espécies nativas e ornamentais.

No dia 21, às 9 horas, todas as instituições parceiras na capital e nos municípios estarão realizando o plantio de mudas em áreas a serem escolhidas pelos municípios, empresas e, ou instituições (área degrada, mata ciliar, praça, etc.).

Na sede da Sema, em Cuiabá, será feito o plantio de mudas das árvores símbolo dos três biomas matogrossenses, (Decreto 8005) - Pequi (Cerrado), Piúva (Pantanal) e Seringueira (Amazônia) -, no novo prédio da Secretaria.

Durante a programação, também serão realizadas palestras sobre temas como poda de árvore, com distribuição de mudas e orientações sobre os cuidados necessários para a adoção e manutenção de uma árvore, distribuição de saquinho de lixo para carro contendo informações e mensagens sobre a importância das áreas verdes e outros.

“As ações previstas para marcar as comemorações ocorrerão em três dias, culminando no dia 21 de setembro, o Dia da Árvore, de forma a promover maior alcance social, chamando também a atenção da mídia e da sociedade em geral, para a importância das ações individuais e coletivas de preservação do meio ambiente”, destacou Vânia Márcia.


Confira a programação para o Dia da Árvore

Dia 19 de setembro, Sábado

8h - abertura das comemorações em frente à Prefeitura de Barão de Melgalço;

8h30 - início do plantio de mudas dentro da área escolhida pelos moradores da cidade;

8h30 – início das trocas de brindes Coca-cola, por latas e pet´s trazidos pelos moradores.

8h30 – divisão das equipes para navegarem o rio, em 20 embarcações que recolheram o lixo encontrado ao longo do percurso do município.

(O evento deverá se estender por todo o dia).


Dia 20 de setembro, Domingo

Manhã de Atividades no Parque Mãe Bonifácia

7h – Abertura

7h – início da distribuição de mudas

7h30 – início das atividades recreativas com as crianças (trilha de reconhecimento de espécies do parque; explicações sobre os cuidado com as árvores; oficina de brinquedos com material reciclável - Escoteiros)

9h - distribuição de lanches para os alunos

10h30 – encerramento das atividades.

Dia 21 de setembro, Segunda-feira

9h - Plantio simbólico em todas as unidades da Sema no Estado de Mato Grosso e nas empresas parceiras do evento.

10h – Palestra com a rede Cemat sobre Poda de árvore no casarão do Parque Mãe Bonifácia.

Durante todo o dia - Distribuição de mudas dentro da Rede de Supermercados Modelo e no Shopping Pantanal, Sema, Sinfra e nos parques urbanos, em Cuiabá, Parque Mãe Bonifácia, Massairo Okamura e Zé Bolo Flô

14h30 – Palestra com a rede Cemat sobre Poda de árvore no Auditório Jatobá, do Parque Massairo Okamura.

Neste dia, todos os servidores e funcionários dos órgãos, entidades e empresas envolvidos no evento (Sema, Empaer, Sinfra, Fiemt, Famato, Cipem, Aprosoja, Acrimat, Renosa, Supermercados Modelo, Shopping Pantanal), estarão vestindo uma mesma camisa, de forma a propagar a idéia da preservação ambiental e da importância de ações individuais de cada cidadão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet