Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Política BR

Procuradoria denuncia Valério e ex-sócios por lavagem de dinheiro e evasão de divisas

O Ministério Público Federal em Belo Horizonte denunciou o empresário Marcos Valério e seus ex-sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach pelos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.


De acordo com a denúncia, entre os anos de 1998 e 2000, foram efetuadas remessas ilegais de dinheiro ao exterior, em valores que ultrapassaram US$ 620 mil. Os valores teriam sido movimentados através da conta Beacon Hill, pertencente ao esquema do Banestado.

Segundo a Procuradoria, o processo de lavagem de dinheiro tinha como objetivo viabilizar a dissimulação da natureza e origem dos valores provenientes de crimes contra a administração pública decorrentes do esquema que ficou conhecido como mensalão mineiro.

"Apesar de já terem sido oferecidas outras denúncias, as investigações quanto à movimentação ilegal de recursos no exterior prosseguiram. Nessa nova denúncia foi imputada ao grupo a evasão de divisas e lavagem de dinheiro referente a transações bancárias não albergadas nas outras denúncias, pois quando aquelas foram oferecidas ainda não havia prova hábil para tanto", diz a Procuradoria. 

De acordo com o Ministério Público, a Beacon Hill Service Corporation funcionava como uma espécie de "instituição financeira" através de uma conta mantida no banco americano JP Morgan Chase.

A Procuradoria informa que uma das subcontas mantidas junto à Beacon Hill era a conta da Lonton Trading, uma offshore nas Ilhas Virgens Britânicas, que teria sido utilizada pelos acusados para movimentar ilegalmente divisas no exterior.

Os recursos, conforme a denúncia, eram transferidos para o exterior, via contas CC5, e a Lonton Trading, por sua vez, emitia cheques no Brasil com o objetivo de quitar supostos débitos de responsabilidade da SMPB, empresa dos acusados.

O advogado de Valério, Marcelo Leonardo, afirmou à Folha Online que só irá se manifestar sobre a denúncia depois que seu cliente for notificado, já que não conhece o teor da acusação. A reportagem tentou localizar os ex-sócios do empresário para comentar o assunto, e aguarda um retorno.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet