Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Canal rural

Fávaro diz que transição será pautada em situação do Ministério, diálogo com setores e meios de acabar com a fome

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Fávaro diz que transição será pautada em situação do Ministério, diálogo com setores e meios de acabar com a fome
O senador Carlos Fávaro (PSD-MT), que foi escalado como membro da equipe de transição do governo Lula (PT), afirmou em entrevista ao Canal Rural que o processo será feito por meio de um tripé. Em primeiro lugar, será avaliada tecnicamente a situação atual do Ministério da Agricultura; depois, haverá também diálogo com os diversos setores; e por último, atenção ao social, para encontrar meios de acabar com a fome.


Leia também:
Mauro critica Lula por defender desmatamento zero na Amazônia: “muito feio”

A parte técnica relacionada ao Ministério “está sendo tratada com a Secretaria Executiva, quais os programas existentes, quais os orçamentos, quais dos planejamentos que tem atualmente para que o próximo ministro e sua equipe possam tomar pé e começar a trabalhar já engrenado com o atual planejamento”, explicou o senador ao jornalista José Luiz Tejon do Canal Rural.

O diálogo com os setores será feito com pessoas ligadas ao biocombustível, biodiesel, etanol, gás natural, energias renováveis, cooperativismo, agricultura familiar, agricultura empresarial, produtores de algodão, soja, milho, além da indústria de máquinas transversalmente.

“A tônica vai ser um governo sustentável na essência da palavra, que tenha e respeite e invista para que o lucro seja auferido e isso o agronegócio vai muito bem, obrigado, mas que respeite o meio ambiente, que respeite as regras ambientais, que produza em busca do carbono neutro nas suas propriedades, o que vai melhorar muito as nossas relações comerciais para atingirmos os mercados mais exigentes e fazer com que o Brasil possa expandir a sua produção”, completou.

Por último, será levado em conta o social, para que a equipe busque políticas públicas para ajudar a acabar com a fome. “Não é possível sermos esse recordista na produção de alimentos, excedentes sendo exportados, uma parte da sociedade indo muito bem e uma parte da sociedade passando fome. Não dá para admitir isso. Qual o papel do agronegócio produzir alimentos, mas com viés, claro que com apoio e auxílio do Governo para que nós possamos fazer políticas públicas que combatam a fome”, afirmou o senador.

Fávaro relatou, na entrevista, boas expectativas com o governo Lula, e falou sobre o perfil que terá o novo ministro da Agricultura: “posso garantir a todos vocês que será um conhecedor profundo do agronegócio, que tenha liberdade para conversar com os vários setores, inclusive com os vários ministérios, Ministério da Indústria e Comércio, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Fazenda para que possa ser bem articulado, ter um perfil técnico mas também ter um perfil político mas que profundamente conheça o agronegócio, respeite o agronegócio, seja alguém do agronegócio. Esse é o perfil do novo ministro da Agricultura, estou muito confiante, se preparem, arregacem as mangas que vocês vão ser chamados, agricultores, indústria, comerciantes para trabalhar e fazer do Brasil cada vez mais forte no agronegócio, esse líder mundial na produção de alimentos”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet