Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Primeiras nomeações

Fávaro confirma Irajá Lacerda na Secretaria Executiva do Mapa e estuda divisão da Conab para acomodar Neri Geller

Foto: Reprodução

Fávaro confirma Irajá Lacerda na Secretaria Executiva do Mapa e estuda divisão da Conab para acomodar Neri Geller
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), confirmou o advogado Irajá Lacerda como secretário-executivo da Pasta. A indicação foi publicada no Diário Oficial de quinta-feira (5), em que consta ainda a nomeação de substitutos em áreas-chave do ministério. Agora, Fávaro discute com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, de Paulo Teixeira, a possibilidade de divisão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), numa manobra para garantir a acomodação do aliado Neri Geller (PP).


Leia mais:
Ministro sinaliza que Geller pode ocupar chefia da Secretaria de Política Agrícola

Irajá foi presidente da Comissão de Direito Agrário da OAB-MT, presidente da Câmara Setorial Temática de Regularização Fundiária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e também foi chefe de gabinete de Fávaro no Senado. Ele disputou uma cadeira na Câmara dos Deputados este ano, mas não foi eleito. No cargo de secretário-executivo ele irá atuar como uma espécie de “número 2” no Ministério, sendo substituto imediato do ministro.

Além de Irajá, Fávaro nomeou também Jailor Capelossi Carneiro para ser assumir a consultoria jurídica do Mapa e Estela Alves de Medeiros para substituir o secretário de Defesa Agropecuária.

Estela Alves de Medeiros é doutora em Administração pela Universidade de Brasília (UNB) e já atuava no Ministério de Agricultura, no cargo de diretora de gestão corporativa da Secretaria que agora ela chefia.

Jailor Capelossi Carneiro é advogado da União e ficou conhecido durante a CPI da Covid, ao acompanhar o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na Comissão. Ele foi o responsável por um parecer contrário às condições da Pfizer para a venda de vacinas ao Governo Federal. Na época, Carneiro atuava no caso como consultor jurídico junto ao Ministério da Saúde.

De acordo com o Valor Econômico, Fávaro também já definiu a indicação dos titulares de quatro secretarias: Carlos Goulart (Defesa Agropecuária), Wilson Vaz de Araújo (Política Agrícola), Roberto Perosa (Comércio e Relações Internacionais) e Renata Miranda (Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo). Segundo o jornal, as nomeações já foram encaminhadas para publicação no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Destino de Neri

Fávaro já confirmou em entrevistas que não abre mão de ter Neri Geller em sua equipe. Ele estava cotado, a princípio, para a Secretaria de Política Agrícola, que será ocupada por Wilson Vaz.

Agora, o ministro trava uma queda de braço com o ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, afim de acomodar Neri na Conab.

Ocorre que Paulo Teixeira não quer abrir mão de manter a autarquia inteiramente na sua alçada. A situação deverá ser resolvida na Casa Civil.

Se confirmadas as pretensões de Fávaro, Neri irá comandar a Agência de Inteligência Agropecuária, cargo que poderá ser criado a partir dessa "divisão" da Conab.
 
 
 
 
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet