Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Política MT

DEFESA DO MEIO AMBIENTE

Wilson busca liberação da pesca do pintado em MT e requer audiência com Marina Silva

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Wilson busca liberação da pesca do pintado em MT e requer audiência com Marina Silva
O deputado Wilson Santos (PSD) esteve em Brasília no início do mês para participar de uma audiência com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, afim de viabilizar a liberação da pesca do pintado em território mato-grossense. Segundo o parlamentar, que promoveu uma expedição sobre o Rio Cuiabá na semana passada, foi requerida também uma agenda com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para tratar da pauta.


Leia mais:
Wilson entrega estudo de recuperação e pede liberação da pesca do pintado a partir de fevereiro

“Minha passagem por Brasília foi rápida, tive uma audiência com o ministro da Pesca e fiz uma visita rápida para o Fávaro. Não deu para sentir o clima, mas cada governo tem suas prioridades e esse com certeza vai dar uma atenção maior para o social. Fiquei satisfeito com o atendimento que tive, estamos trabalhando pela liberação da pesca do pintado – dia 03 de fevereiro reabre a pesca no Estado e neste momento o pintado, que é o peixe mais desejado, está proibido. A Embrapa Pantanal e o próprio Ministério do Meio Ambiente têm estudos que comprovam que o estoque do pintado em Mato Grosso está estável, não corre risco de extinção”, disse o deputado, ao fazer um balanço da viagem.

Conforme divulgou Olhar Direto, na ocasião da visita ao Ministério da Pesca o deputado Wilson Santos apresentou um estudo de recuperação da espécie Pseudoplatystoma corruscans - um tipo de pintado - na bacia do Alto Paraguai. O objetivo é viabilizar a retirada do peixe da lista de espécies ameaçadas de extinção e consequentemente a liberação da pesca desse tipo de peixe já a partir do dia 1º de fevereiro.

Wilson afirmou ainda que aproveitou a ida a Capital Federal para solicitar uma agenda com a ministra Marina Silva. O deputado tem levantado a bandeira da defesa do Rio Cuiabá e na última semana promoveu uma expedição que identificou diversos problemas ambientais no rio.

Segundo o parlamentar, a preocupação será levada à ministra, principalmente no que diz respeito à manutenção da lei nº 11.865, aprovada no ano passado e que proíbe a construção de usinas hidrelétricas (UHE) e pequenas centrais hidrelétricas (PCH) em toda a extensão do Rio Cuiabá.

“Já há uma lei estadual que proíbe as usinas no Rio Cuiabá. Nós estaremos vigilantes a qualquer movimento. Eu já solicitei uma audiência com a ministra Marina Silva, vou levar a ela essa preocupação, porque o Rio Cuiabá não tem vocação para isso”, completou o deputado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet