Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

PROTEÍNAS e CARBOIDRATOS

Médica nutróloga, nutricionista e raizeiro dão dicas para diminuir a ressaca durante o carnaval; confira

Foto: Freepik / Ilustração

Médica nutróloga, nutricionista e raizeiro dão dicas para diminuir a ressaca durante o carnaval; confira
Boca seca, ânsia de vômito, indisposição, diarreia, coriza, fraqueza, falta de fome e dores no organismo são apenas alguns efeitos que o dia seguinte após uma festança regada à álcool pode causar no corpo. E junto com o carnaval, vem também largas doses de bebidas alcoólicas e alimentos calóricos.  É comum que durante a folia a prioridade seja pela cervejinha gelada ou uma boa caipirinha no lugar da água e, diante da desidratação e o excessivo de consumo alcoólico, o resultado é a desidratação e a famigerada ressaca. Então, para evitar ter que acabar com a folia mais cedo por conta das fortes dores de cabeça, das sessões de vômito e diarreia, é melhor tomar alguns cuidados com a alimentação antes, durante e depois da festa.


Leia mais: 
Carnavais independentes ocupam Centro Histórico de Cuiabá; confira a programação

Pensando nos foliões que colorirão as ruas da cidade verde nesses dias de folga da rotina, o Olhar Direto conversou com uma nutróloga, uma nutricionista e um raizeiro que trouxeram informações primordiais para que a folia seja menos danosa ao corpo por conta do consumo alcoólico.

Muito provavelmente você já sentiu os sintomas referidos depois de passar a noite na folia bebendo. O álcool, consumido em excesso, faz com que o corpo fique sobrecarregado e trabalhe em ritmo diferente. É o que explicou a médica nutróloga, Gabriela Coutinho.



“E como o corpo trabalha em ritmo diferente, sobrecarregado, então também nossa digestão não fica boa, nosso sistema nervoso central, receptores neurológicos não funcionam adequadamente. E o álcool é um componente que apresenta reações químicas que intoxicam nossos receptores, neurotransmissões e nosso corpo em geral”, explicou.

“Exemplo: estomago e intestino, usando a gente se alimenta e vai fazer a metabolização do complexo B e da vitamina B12, muito importante para força muscular, memória, concentração, se o receptor do álcool entra, ele ocupa o lugar da b12. Com isso, a b12 não faz sua função, causando indisposição, cansaço. O suco gástrico que faz liberação das enzimas para absorção de nutrientes, com o álcool ele fica tóxico. E aí o corpo reage com náuseas, vômitos, diarreia. É uma forma do corpo responder aquele mau funcionamento da noite, que era pra fazer em repouso. Então tudo se altera, e o álcool piora essa situação”, exemplificou a nutróloga.

E para minimizar o desequilíbrio causado pelo consumo excessivo do álcool no corpo, a nutricionista Caroline Cardoso também contribuiu com dicas para que a folia seja também marcada pela redução e danos ao organismo. Conforme a nutricionista, alguns alimentos podem ajudar no combate efetivo da ressaca, como por exemplo as proteínas e carboidratos complexos.



“Dentre os vários alimentos que a nutri pode sugerir, vou enfatizar a importância de fazer o básico: proteínas + carboidratos (com fibras) + gorduras boas + vitaminas e minerais + muita água”, disse.

E se você não conhece os alimentos que são fontes desses nutrientes, Carolina deu alguns exemplos do que pode ser consumido para melhorar o processo de recuperação do organismo após a intoxicação pelo álcool.

Fontes de proteína: frango, carne bovina, carne suína, peixes, ovos, queijos, leites, iogurtes e suplementos como whey protein, caseína e albumina, dentre outros.

Fontes de proteínas vegetais: ervilhas, arroz + feijão, grão de bico, quinoa e outros.

Fontes de carboidratos: frutas, pães, arroz branco/integral, macarrão, mandioca, batata inglesa, batata doce, inhame, aveia, dentre outros.

Fontes de gorduras boas: azeite de oliva extravirgem, castanhas, gema do ovo, atum, linhaça, chia, salmão, dentre outros.

Fontes de vitaminas e minerais: todos os folhosos, frutas e legumes, que devem ser consumidos de forma variada para aproveitar os benefícios de cada alimento.

E para além da ciência laboratorial da academia, o conhecimento tradicional também tem seus poderes para combater a ressaca. Longe dos consultórios, clínicas e hospitais, seu Cícero vende produtos feitos com ingredientes naturais. Raizeiro, ele trabalha no Calçadão Antônio Maria, no centro de Cuiabá, todos os dias das 8h às 17h.



E segundo ele, o composto mais forte que ele vende para combater a crise alcoólica, dentre tantos outros, é a casca do Angelin, uma árvore da Família  Fabaceae comumente encontrada no Centro-Oeste.
 
Além de ser utilizada na fabricação de telhados, a angelim é bastante usada como aplicação na medicina popular pelo seu extrato da casca, efetivo no tratamento de problemas estomacais, diarreias e diabetes.
 
“Esse aqui é o angelim, pra diabetes, colesterol, gordura no fígado. Põe de molho na água e pode tomar inteiro. Cura ressaca também”, afirmou o raizeiro.

 
 
Por fim, a nutróloga Maria Gabriela apontou alguns hábitos que ela recomenda para seus pacientes e também recomendou para os foliões que já estão prontos para a festa.
 
“Sobre os hábitos: hidratação, água é a melhor coisa. Alimentos puros, limpos, naturais também são os melhores. E, o que eu ensino para os meus pacientes é que depois de um dia de folia, álcool, festa, extravasamento, nós temos que limpar com muita água para tentar tirar as impurezas com suor, xixi, respiração, por meio do nosso cocô”.
 
“Então, se tiver uma alimentação no pós bebedeira que seja leve, com fibras e alimentos saudáveis, exercícios como corrida, prática de sauna. Quanto mais rápido você fazer o seu corpo se reequilibrar com uma limpeza de desintoxicação do corpo, é melhor. Alimentação saudável, água, fibras e exercícios para suar”, finalizou.
 
Confira algumas dicas importantes para garantir a folia com saúde:
 
– Faça no mínimo 4 refeições por dia e jamais beba de estômago vazio;
 
– Controle o consumo de alimentos gordurosos, frituras, salgadinhos;
 
– Prefira as carnes brancas e magras, grelhadas, assadas ou cozidas, que contêm menos gordura e são mais fáceis de serem digeridas;
 
– Consuma frutas, verduras e legumes, para que seu corpo esteja em dia com a ingestão de antioxidantes, vitaminas e sais minerais;
 
– Beba de 2 a 3 litros de água diariamente, consuma também sucos de fruta, água de coco e isotônicos, antes, durante e depois da folia. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet