Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Paciente viverá com 2 corações após transplante em São Paulo

Um homem de 53 anos recebeu ontem um novo coração no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo. Até aí, nada de mais - não fosse o fato de que agora ele viverá com dois corações lado a lado. Em 30 anos, essa é a sexta vez que um paciente passa por essa cirurgia no hospital. O coração sadio foi colocado do lado direito do peito em uma cirurgia que durou cerca de 12 horas e vai auxiliar o coração “antigo” a exercer sua função de bombear sangue para os órgãos.


O procedimento, chamado transplante heterotópico, foi indicado porque o homem sofria há nove anos de insuficiência cardíaca e a doença havia evoluído a ponto de causar hipertensão pulmonar. O novo órgão se comunica com o coração doente pela veia cava e as artérias aorta e pulmonar. Dessa forma, funciona como uma bomba hemodinâmica auxiliar do processo de circulação. “Se apenas substituíssemos o órgão, o coração novo não aguentaria a pressão sanguínea dos pulmões”, explica o cirurgião cardíaco Ronaldo Honorato, um dos médicos responsáveis pelo transplante.

Honorato - que participou de quatro dos seis transplantes cardíacos heterotópicos realizados no Incor - afirma que o paciente deve passar o resto da vida com os dois corações. “Existem casos em que o coração ‘velho’ melhora e em raras vezes chega a ficar bom, mas, como é um homem de 53 anos, o mais provável é que fique com os dois corações”, afirma. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet