Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Vitaminas são esperança para proteger os olhos, diz estudo

Suplementos de vitamina B podem reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade, pelo menos em mulheres com doenças cardiovasculares ou propensas a tal. A degeneração macular, uma doença que destrói a área central da retina, é a principal causa da perda de visão em pessoas acima dos 50 anos.


Num estudo publicado em 23 de fevereiro na publicação médica "The Artchives os Internal Medicine", pesquisadores acompanharam 5.205 profissionais femininas do sistema de saúde com doenças cardiovasculares ou três ou mais fatores de risco para elas. Elas foram aleatoriamente designadas a tomar um placebo ou uma combinação de ácido fólico e vitaminas B6 e B12. Após uma média de acompanhamento de 7,3 anos, houve 55 casos de degeneração macular no grupo de tratamento e 82 no grupo do placebo. 

Os grupos eram similares numa ampla gama de características de saúde, mas os pesquisadores descobriram que aqueles que tomaram as vitaminas tiveram o risco de degeneração significativa reduzido em 41%. Isso pode ter ocorrido porque as vitaminas reduzem os níveis sanguíneos do aminoácido homocistina, que já foi relacionada à perda da visão.

No entanto, o principal autor do estudo, William G. Christen, professor-associado de medicina em Harvard, não recomenda o uso de vitaminas. "Esses são os primeiros dados de experimentos aleatórios indicando um possível benefício", disse ele. "O próximo passo é corroborar essas descobertas em outras populações."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet