Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Cidades

MUITA CHUVA

Nível do Rio Paraguai sobe 19 cm em 24 horas e Defesa Civil emite alerta

Foto: Reprodução

Chuvas ameaçam famílias que vivem às margens do Rio Jauru.

Chuvas ameaçam famílias que vivem às margens do Rio Jauru.

As constantes chuvas e abertura das comportas de usinas hidrelétricas causaram aumento no nível do Rio Paraguai, em Cáceres (220 km de Cuiabá). Somente nas últimas 24 horas, o rio subiu mais 19 centímetros e o nível chegou a 5,36 metros, apenas quatro centímetros do estado de alerta.


Leia também:
Com dengue hemorrágica, meninos de 1 e 9 anos morrem à espera de vaga em UTI

Na sexta-feira (24), a Marinha do Brasil, responsável pela medição, registrou 4,84 metros, seguido por 4,96 no sábado (25), 5,15 no domingo (26) e 5,36 nesta segunda-feira (27), nível que não era registrado há uma década. 

O risco de transbordo coloca em risco os moradores da Comunidade do Limão, às margens do rio Jauru. Neste local, os ribeirinhos já foram orientados a deixarem suas casas e procurar as residências de parentes ou alojamento na Escola Municipal Santa Catarina.

Segundo a Coordenadora Andrelina Magali Silva, existe uma preocupação latente, pois com a abertura de comportas de usinas hidrelétricas e a quantidade de chuvas que caíram nos últimos dias, o rio Jauru subiu.

“Os moradores, principalmente os ribeirinhos estão bastante apreensivos, por isso mantemos a vigilância e o monitoramento diário. Estamos entregando panfletos, orientando as pessoas e pedindo para qualquer sinal de alagamento e caso o nível do rio Jauru ultrapasse o limite de alerta, as pessoas deixem imediatamente suas casas”, explicou Magali.



A prefeita Eliene Liberato Dias disponibilizou como acolhimento para abrigo temporário a Escola Municipal Santa Catarina.

“Recentemente discutimos um plano emergencial. Cáceres está em alerta para possíveis alagamentos e enchentes. Não vamos medir esforços para evitar que os efeitos das chuvas intensas que caem coloquem em risco nossa população. Se necessário for, aqui no Limão, teremos alojamento, alimentação, água, colchões, cobertores e todo apoio necessário até voltar à normalidade e as famílias poderem retornar para seu lares”, concluiu a prefeita Eliene.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet