Olhar Direto

Domingo, 12 de maio de 2024

Notícias | Política MT

INTERVENÇÃO

Mauro cita dificuldades em realizar contratações na Saúde de Cuiabá devido ao 'alto nível de inadimplência' da Prefeitura

11 Abr 2023 - 07:30

Da Redação - Érika Oliveira / Do Local - Max Aguiar

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Mauro cita dificuldades em realizar contratações na Saúde de Cuiabá devido ao 'alto nível de inadimplência' da Prefeitura
O governador Mauro Mendes (UNIÃO) afirmou na última segunda-feira (10) que o Gabinete de Intervenção sobre a saúde de Cuiabá tem tido dificuldades para formalizar contratações, como as que são necessárias para a aquisição de medicamentos e insumos. Segundo o gestor, o problema é a falta de confiança dos empresários em relação ao cumprimento desses contratos a longo prazo.


Leia mais:
Emanuel nega déficit de R$ 548 milhões na Saúde e acusa intervenção por tentar 'macular' sua gestão

“O problema é que devido à Prefeitura ter um alto nível de inadimplência com fornecedores, hoje ela tem baixíssima credibilidade. Então, é um problema hoje comprar pela Secretaria. Têm fornecedores com dez meses, mais de ano de atraso. Mas, gradativamente, com diálogo, estamos conversando com todos para recuperar essa condição de comprar, receber e acreditarem que serão pagos”, disse o governador, sem detalhar valores.

Ainda segundo Mauro Mendes, o primeiro grande esforço do Gabinete de Intervenção será a remodelação da gestão da Secretaria de Saúde da Capital, o que deverá passar pelo enxugamento de despesas e, inclusive, do quadro de servidores.

“Nós vamos adequar o orçamento da Secretaria dentro do orçamento do Município. Esse é o primeiro grande esforço que estamos exigindo da equipe de intervenção. Vamos cortar custos e despesas desnecessárias, enxugar o quadro de pessoal – foi identificado um número excessivo de profissionais em algumas unidades, isso vai ser reajustado”, acrescentou.

Também nesta segunda, Mauro esteve no antigo Pronto-Socorro de Cuiabá para determinar a retomada de cirurgias eletivas e a ampliação do atendimento na unidade, que estaria operando somente 30% de sua capacidade.

Na semana passada, por meio de decreto, o Gabinete de Intervenção convocou todos os fornecedores de bens, obras e serviços da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e da Empresa Cuiabana de Saúde Pública a apresentarem os valores que têm a receber da Pasta.

As empresas tinham até esta segunda (10 de abril) para entregar as notas fiscais correspondentes; a ordem de fornecimento/serviço emitida pela Secretaria Municipal de Saúde; documentos comprobatórios da entrega dos produtos, execução dos serviços ou obras e planilha de medição, se for o caso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet