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ADMINISTRAÇÃO DA BR-163

Mauro cita diálogo com Rota do Oeste desde o início do ano e ressalta: ‘obras de recuperação já começaram’

04 Mai 2023 - 09:59

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Mauro cita diálogo com Rota do Oeste desde o início do ano e ressalta: ‘obras de recuperação já começaram’
Prestes a assumir definitivamente o controle acionário da Rota do Oeste, o governador Mauro Mendes (União) afirmou que obras de alguns trechos da BR-163 já estão em andamento. Isso porquê, antes mesmo da troca de comando, o Estado tem dialogado com a Rota do Oeste, tendo autorizado a licitação, por exemplo, da recuperação do asfalto existe entre Cuiabá e Sinop (500 Km de Cuiabá).


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A assinatura da troca do controle da concessionária será realizada às 11h30 (horário de Mato Grosso) desta quinta-feira (4), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a presença do presidente Lula (PT).

“Apesar de não termos assumido, como já existiam tratativas muito bem construídas, desde o início do ano nós estamos em comum acordo ajudando a tomar as decisões dentro da companhia. Autorizamos que licitassem a recuperação daqui até Sinop, da pista existente, essa licitação foi feita pela CRO, e já deu autorização de trechos e vamos dar autorização de dois trechos assim que assumirmos”, afirmou.

“Obras de recuperação já começaram, dois trechos nós vamos dar ordem de serviço na segunda-feira (8)”, completou.

O cronograma de obras foi estabelecido com base técnica, considerando os pontos com maior número de acidentes e pior fluidez no tráfego. Os trechos prioritários são: o trecho entre Posto Gil e Nova Mutum (Km 507 ao Km 603); a travessia urbana de Sinop (Km 823 ao Km 834), e a Rodovia dos Imigrantes (KM 321,3 ao 353,5), que receberá obra de manutenção, neste primeiro momento. As obras devem iniciar ainda em 2023 e a projeção é de que ao menos 36 quilômetros de pistas duplicadas sejam entregues ainda no primeiro ano de concessão. 

O Governo também vai iniciar a construção de travessias urbanas em trechos da BR-163 na região Norte do Estado. Em Sinop, por exemplo, estão previstos dois viadutos. Em seguida, as obras serão realizadas em Sorriso. 

O investimento previsto inicial era de R$ 1,2 bilhão, mas será maior, de R$ 1,6 bilhão, para contemplar outro pacote de obras previstas para o primeiro ano da concessão, como a recuperação da pista simples da BR-163.
Além dos trechos prioritários, o Governo de Mato Grosso também prevê as seguintes obras de duplicação: de Nova Mutum a Lucas do Rio Verde (Km 603 ao Km 686); Lucas do Rio Verde (Km 686 ao Km 691); Lucas do Rio Verde a Sorriso (Km 691 ao Km 745); e de Sorriso a Sinop (Km 745 ao Km 83).

“Autorizamos a publicar o edital de contratação do trecho do Posto Gil até Nova Mutum, o edital foi publicado, as empresas apresentaram propostas e está em andamento este processo de licitação para contratar os primeiros 90 km de duplicação”, explicou Mauro.

“Das obras de duplicação tem que finalizar o processo, assinar contrato, dar ordem de mobilização. Fazer duplicação de 90 km é extremamente complexo, volume muito grande de máquinas, equipamentos, gente. Tem um período para construir canteiro e mobilizar pessoal e máquina, precisaria de no mínimo 45 dias após ordem de serviço para a empreiteira iniciar”, pontuou.
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