Em decorrência da Lei nº 6.900 de 2023, o Shopping Popular será proprietário em definitivo do espaço onde mantém a estrutura e construirá, em contrapartida ao município, um Parque Tecnológico de Geração de Energia Sustentável (Usina Solar). Sendo assim, em breve, Cuiabá se tornará uma cidade mais sustentável do ponto de vista ambiental, com a primeira usina de energia solar em pleno funcionamento.
Leia também:
Guia de turismo registra onça-pintada devorando boi no Pantanal em Mato Grosso; veja vídeo
A usina contribuirá significativamente com o município, gerando mais de R$ 300 milhões de economia nos próximos 22 anos para que sejam realizados investimentos em áreas essenciais para beneficiar toda a população.
"Esse é um grande benefício para a sociedade, pois o Shopping Popular nunca vai deixar de ser da sociedade, continuaremos pagando os impostos corretamente, os recursos que o estado recebe do Shopping continuará normalmente e com um ganho muito maior com essa permuta", conta o presidente do Shopping Popular, Misael Galvão.
Já em andamento, com ritmo acelerado, a usina está sendo instalada na região do Coxipó do Ouro, distrito de Cuiabá que fica a cerca de 20 km da capital. Essa obra impactará toda a região, em especial os moradores da redondeza, onde será instalado cerca de 13 km de linha de alta tensão que beneficiará diretamente aquela comunidade.
De acordo com Misael, a estrutura será construída em uma área de 8 hectares, com investimento de mais de 20 milhões. Ele também enfatiza que a construção irá gerar novos empregos e valorizará o local.
A lei garante que o município receberá um sistema fotovoltaico de 3.340 kWp, com vistas a geração aproximada de 420.000,00 kWh/mês de energia, com viabilidade para incremento futuro de mais kWh de potência.