Olhar Direto

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Notícias | Política MT

criticou deputados

Janaina vê tema superado e descarta participação em comissão criada para debater aborto: 'assunto pacificado'

22 Mai 2023 - 10:39

Da Redação - Max Aguiar / Do Local - Érika Oliveira

Foto: Olhar Direto

Janaina vê tema superado e descarta participação em comissão criada para debater aborto: 'assunto pacificado'
A deputada Janaina Riva (MDB), presidente interina da Assembleia Legislativa (ALMT), disse nesta segunda-feira (22) que é totalmente contra a criação de uma frente parlamentar para tratar assuntos como aborto, no Poder Legislativo de Mato Grosso. Segundo ela, esse é um tema superado, que os deputados, em sua maioria conservadores, aproveitaram para fazer palco na Casa de Leis. 


Leia mais
Mauro condena projeto para barrar destruição do maquinário de desmatadores em MT: ‘prêmio a quem comete crime’


Questionada sobre o assunto, a deputada disse que chegou a ser procurada e convidada pelo deputado Gilberto Cattani (PL) para compor a mesa de debates, mas por achar que esse é um tema superado, ela preferiu não fazer parte. 

"É lógico que essa frente teria em sua maioria homens, até porque eu sou a única mulher na Casa de Leis. O Cattani me convidou, me chamou para participar, mas eu acho que é um tema superado e não é papel da Assembleia Legislar sobre isso. É um tema pacificado. Temos hoje uma normativa federal que engloba a proteção à vida como o direito da vida da mulher em casos específicos em lei. Não vi motivos para a gente fazer uma comissão ou fazer palco para uma discussão como essa. E mesmo assim ele [Cattani]  fez. Respeito a discussão deles, mas é um assunto pacificado", disse Janaina. 

O que chamou a atenção na sessão de instalação dessa Comissão, denominada "pró-vida", é que Gilberto Cattani, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa dos Direitos da Mulher, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso, ironizou o assunto durante o debate, e, em sua fala, comparou mulheres a vacas. 

"Quando a minha vaca entra no cio, está no período fértil e o touro 'cobre' a minha vaca, é assim que a gente fala na roça, então ela está prenha. Isso é natural. Agora eu pergunto para qualquer pessoa: O que tem na barriga da minha vaca? Se você pedir para essas feministas ou essas pessoas que defendem o assassinato de bebês no ventre da sua mãe, eles vão dizer que lá tem um feto, não é um bezerro. Assim como eles falam da mulher, que dentro da barriga da mulher, até a 6ª semana, é um tipo de coisa, depois um amontoado de célula e assim por diante, que não é uma criança. Eles usam a palavra feto para desmerecer", disse.

A deputada Janaina Riva foi questionada sobre o assunto e resolveu não polemizar. Ela disse à imprensa que o deputado Cattani está preparando uma série de processos contra a imprensa por interpretar errado sua colocação. Mas, na visão da deputada, a fala foi totalmente infeliz. 

"O Cattani me disse que vai processar a imprensa. É um direito dele. Agora, não se pode comparar mulher com nenhum outro mamífero ou animal ser vivo. Sobre a fala, ele disse que não falou isso e ainda me mandou cinco processos que ele fez. Espero que não seja isso mesmo", disse a presidente. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet