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Fávaro explica posicionamento contra a concessão da BR-163: 'o Governo Federal tinha condição de investir R$ 1 bilhão'

22 Mai 2023 - 11:20

Da Redação - Max Aguiar / Do Local - Érika Oliveira

Foto: Reprodução

Fávaro explica posicionamento contra a concessão da BR-163: 'o Governo Federal tinha condição de investir R$ 1 bilhão'
Em visita a Cuiabá, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Carlos Fávaro (PSD), falou sobre o assunto que foi noticiado pelo Olhar Direto há duas semanas: sua tentativa de interferência no Governo Federal para tentar impedir que Mato Grosso tivesse a concessão da Rodovia BR-163. Na visão de Fávaro, obras teriam que ser realizadas pela União. 


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Em coletiva na sede da Fatec, em Cuiabá, Fávaro confirmou que foi consultado pelo presidente Lula sobre o assunto e se posicionou contrário. Segundo ele, o Governo Federal tem condições de investir o valor de mais de R$ 1 bilhão e fazer o que Mato Grosso já está fazendo com a empresa Nova Rota. 

"Não existe essa questão de não gostar. Essa rodovia é importante e contribui tanto para o desenvolvimento do país e tanta vidas são ceifadas, precisava sim de uma iniciativa urgente. Fui consultado pelo presidente Lula sobre a transferência pro estado e disse que é modelo possível e ideal e tem nosso apoio. Na minha avaliação, no Governo do presidente Lula, que tem recursos para fazer os investimentos, deveria ser feito o mesmo modelo, mas pelo dono da rodovia, que é o governo federal".

"O governo Federal tem condições de investir R$ 1,5 bilhão para sanear as dívidas. Tem, através da empresa pública, condições de assumir o pedágio e construção das obras e lançar nova licitação. Ficaria o Governo do Estado livre dessa responsabilidade, que é do governo federal. Mas, o que interessa é que a solução foi dada", disse Fávaro.

Na visão do ministro, o certo era a União tomar frente das obras de duplicação da BR-163 e deixar Mato Grosso tomar conta de investimentos em rodovias estaduais. Mas, já que o assunto foi encerrado e MT agora é detentor da concessão, Fávaro espera a conclusão do trecho. 

"Como eu disse: deveria ter sido feito pelo governo Federal. Não foi feito no passado e não deu tempo de fazer a reversão, mas que bom que o atual governo fez e tomou iniciativa. Tem condições de colocar esse R$ 1,5 bi, e ficaria o governo do estado livre para estradas estaduais, mas que bom que o governo do estado fez e tomou iniciativa", concluiu. 

Ação elogiada

A administração dos 860 quilômetros da BR-163 passou formalmente ao Estado de Mato Grosso, de Cuiabá a Sinop, inclusive os que estavam sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit).

O TAC do documento também prevê o prazo de 8 anos para a duplicação total da BR-163, bem como a construção das travessias urbanas nas cidades cortadas pela rodovia. Ao total, são 450 quilômetros que ainda precisam ser duplicados. 

A solução criada pelo governo de Mato Grosso para assumir a concessão da BR-163 foi elogiada pelo presidente Lula, o qual convidou Mauro Mendes para a realização do evento em Brasília devida à importância histórica.
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