Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Política MT

PREVISÃO PARA JUNHO

Stopa lamenta início das obras em Cuiabá e diz que prefeitura mantém esperanças de barrar BRT

23 Mai 2023 - 07:22

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Érika Oliveira

Foto: Rogério Florentino Pereira - Olhar Direto

Stopa lamenta início das obras em Cuiabá e diz que prefeitura mantém esperanças de barrar BRT
O vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) lamentou o fato de o governador Mauro Mendes (União) ter anunciado que as obras do BRT em Cuiabá estão previstas para ter início em junho. As obras para implantação do modal na Região Metropolitana já haviam começado em Várzea Grande no dia 21 de abril. Na capital, no entanto, a Prefeitura ainda buscava judicialmente barrar o modal.


Leia também
Mauro afirma que projeto está sendo finalizado e prevê obras do BRT em Cuiabá no próximo mês


“Lamentável, pois foram gastos mais de R$ 1 bilhão do dinheiro de contribuintes e estamos rasgando este dinheiro, jogando no lixo. Enquanto outros municípios e estados focam em deixar o BRT para optar pelo VLT, Mato Grosso faz o contrário. Deixa o VLT para escolher o BRT. Vejo com alguma tristeza”, disse, em conversa com a imprensa nesta segunda-feira (22).

Apesar do avanço das obras do BRT, Stopa afirmou que o município ainda mantém as expectativas de reverter a decisão do governo, e obrigar Mauro a dar continuidade ao projeto do VLT, parado desde 2014. O gestor, no entanto, não deixou claro qual é essa última esperança do Alencastro.

“Nós temos uma posição bastante tranquila a favor do VLT, enquanto houver esperança nós vamos continuar essa luta. Existe alguns processos. A Comissão do Transporte já veio visitar, esperamos que nos próximos dias tenha uma notícia favorável ao VLT”, disse, pontuando que a posição do Estado atrapalhou um debate mais aprofundado sobre os modais.

A prefeitura até tenta atrapalhar o início dos trabalhos na capital, negando pedido de autorização apresentado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra). Mauro, no entanto, afirmou que o Estado não iria mais esperar pela autorização da Prefeitura, uma vez que o RDCI – regime pelo qual a construção do BRT foi contratada – permite que os projetos básico e executivo da obra fiquem à cargo da empresa contratada e não da administração pública.

No mês passado, o Tribunal de Contas (TCE-MT) rejeitou duas ações que pediam o cancelamento da troca do VLT pelo BRT. A Corte de Contas manteve a mudança e pôs fim aos recursos da Prefeitura de Cuiabá, que pleiteava barrar as obras na Capital.

O conselheiro Sérgio Ricardo, em nova decisão, também determinou que o Governo do Estado iniciasse as obras preliminares à implantação do BRT na Capital em 10 dias, começando pelo Complexo Viário do Leblon.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet