Olhar Direto

Quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Notícias | Variedades

Saiba como ele funciona

Plano de saúde e sua importância para empresas

Foto: Canva

Plano de saúde e sua importância para empresas
Plano de saúde e sua importância para empresas

É fundamental promover a saúde e o bem-estar dos funcionários em uma empresa. O plano de saúde oferecido pela empresa é considerado um dos benefícios mais importantes, pois proporciona conforto e segurança aos colaboradores, além de valorizar a própria organização.

Em alguns casos, a empresa arca com parte do custo do plano, enquanto em outros casos é realizado um desconto percentual diretamente no salário do colaborador. Neste artigo, abordaremos informações sobre o plano de saúde empresarial, seu funcionamento, as vantagens oferecidas e muito mais!

O que é plano de saúde empresarial?

O plano de saúde empresarial é um benefício oferecido por uma empresa aos seus funcionários. Trata-se de um contrato coletivo de assistência médica, no qual a companhia firma um acordo com uma operadora para garantir atendimento e acesso a uma rede de serviços de saúde para a equipe.

Esses planos podem ser custeados totalmente pela empresa, parcialmente pela empresa e pelo funcionário, ou por meio de um desconto no salário do colaborador. Além disso, pode abranger tanto o funcionário quanto seus dependentes, como cônjuge e filhos.

O produto oferece uma série de vantagens, tais como cobertura mais ampla, acesso a uma rede de médicos e hospitais credenciados, agendamento de consultas e exames com maior facilidade, além de menor burocracia no processo de reembolso de despesas médicas. Além disso, o plano de saúde para empresas é geralmente mais econômico em comparação com os planos individuais, pois aproveita os benefícios da negociação em grande escala realizada junto da operadora de saúde.

É obrigatório fornecer plano de saúde?

A empresa não possui a obrigatoriedade de disponibilizar um plano de saúde aos seus colaboradores. No entanto, é necessário que, caso optem por oferecer esse benefício, todos os funcionários sejam contemplados. E vamos combinar: é uma forma de melhorar o que é o clima organizacional  e a produtividade do time.

Existem certas regras e exigências que surgem apenas quando a empresa decide fornecer um plano de saúde, conforme estabelecido na Lei L9656. No Art. 8º, parágrafo 3º, ainda é estipulado que a organização tem a obrigação de garantir a continuidade dos serviços aos beneficiários que estejam internados ou em tratamento.

E os colaboradores são obrigados a aderir?

Da mesma forma que a empresa não tem a obrigação de fornecer um plano de saúde, o colaborador também não é obrigado a aceitar a oferta do plano proposto. Mas dados revelados pelo People Analytics sempre mostram uma aderência grande, da maioria.

Acontece que em determinadas situações, a pessoa pode já ter contratado um plano de saúde individual e, caso opte por não aderir ao plano oferecido pela empresa, será responsável por arcar com os custos por conta própria. Nesse caso, é importante informar o departamento de Recursos Humanos (RH) para evitar descontos no salário.

É obrigatório fornecer plano de saúde?

A carência de plano de saúde empresarial é o período de tempo que o colaborador deve aguardar após a contratação do plano antes de poder utilizar determinados serviços ou coberturas. Durante esse período, o beneficiário não tem acesso imediato a certos procedimentos ou tratamentos, mesmo estando coberto pelo plano.

Consiste em uma prática comum em planos de saúde, incluindo os empresariais, e tem como objetivo evitar que pessoas contratem um plano apenas quando precisam de cuidados médicos específicos.

Os períodos de carência podem variar de acordo com cada plano e operadora, e costumam ser estabelecidos em contrato. Geralmente, é mais curto ou até mesmo inexistente para atendimentos de urgência e emergência. Para procedimentos e tratamentos mais complexos, como cirurgias e partos, pode ser mais longo, podendo chegar a alguns meses.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet