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Mauro lamenta articulação de Fávaro para atrapalhar planos sobre BR-163: ‘quem jogou contra, perdeu’

24 Mai 2023 - 10:05

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino Pereira - Olhar Direto

Mauro lamenta articulação de Fávaro para atrapalhar planos sobre BR-163: ‘quem jogou contra, perdeu’
O governador Mauro Mendes (União) lamentou o fato de o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), ter agido contra a transferência da concessão da BR-163 ao governo de Mato Grosso. Sem polemizar, o gestor afirmou que quem torceu contra a troca do controle acionário da Nova Rota do Oeste acabou perdendo.


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“Olha, é lamentável, né? Falar que é contra o Estado resolver um problema, ou que a União poderia fazer diferente. Eu acho que é lamentável, porque nós ficamos quase um ano construindo isso e graças a Deus conseguimos resolver”, afirmou, nesta terça-feira (23).

Conforme divulgado em primeira mão pelo Olhar Direto, Fávaro lutou até o último dia para que Mato Grosso não tivesse a liberação para assumir a concessão da 163. O ministro chegou a consultar a Advocacia Geral da União para tentar um parecer jurídico que impedisse tal transferência.

Fávaro teria até pedido que o presidente Lula (PT) cancelasse a assinatura da troca do comando acionário da concessionária. O evento, que seria em Cuiabá, foi transferido para Brasília, garantindo a presença de um representante do governo federal no ato.

Mauro evitou afirmar que a atuação de Fávaro tenha sido motivada por questões políticas, já que romperam a aliança que tinham nas eleições de 2022, quando o governador não apoiou a candidatura do ex-deputado federal Neri Geller (PP) ao Senado. O gestor ainda reforçou lamento pela tentativa de minar a assinatura do contrato.

“Olha, eu não posso afirmar, eu não tenho elementos para fazer essa afirmação. Eu não sou um cara leviano de afirmar aquilo que eu não tenho conhecimento. Quem tentou (atrapalhar), perdeu, porque no final deu certo e vai dar certo a duplicação”, disse.

“As obras estão acontecendo. Já temos 5 trechos da BR-163 sob obra nesse exato momento, com 5 construtoras trabalhando em cinco trechos diferentes. A obra de duplicação está finalizando o processo. Infelizmente no mundo público já é um pouco diferente, agora ela deixou de ser uma empresa privada e passou a ser uma empresa pública, com controle 100% do governo do Estado. Nós estamos acelerando, e vamos entregar, se Deus quiser, muitos bons resultados”, completou.

Opinião a Lula

Na segunda-feira (22), em evento na capital, Fávaro confirmou que foi consultado pelo presidente Lula sobre o assunto e se posicionou contrário. Segundo ele, o Governo Federal tinha condições de investir o valor de mais de R$ 1 bilhão e fazer o que Mato Grosso já está fazendo com a empresa Nova Rota.

"O governo Federal tem condições de investir R$ 1,5 bilhão para sanear as dívidas. Tem, através da empresa pública, condições de assumir o pedágio e construção das obras e lançar nova licitação. Ficaria o Governo do Estado livre dessa responsabilidade, que é do governo federal. O que interessa é que a solução foi dada", disse Fávaro.

Na visão do ministro, o certo era a União tomar frente das obras de duplicação da BR-163 e deixar Mato Grosso tomar conta de investimentos em rodovias estaduais. Mas, já que o assunto foi encerrado e MT agora é detentor da concessão, Fávaro espera a conclusão do trecho.
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