Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

DADOS PREOCUPANTES

Mato Grosso registra 268 internações por gripe e cobertura vacinal está em menos de 50%

Foto: Rogério Florentino - Olhar Direto

Mato Grosso registra 268 internações por gripe e cobertura vacinal está em menos de 50%
A Secretaria do Estado de Saúde (SES-MT) divulgou um relatório com as internações causados por casos confirmados de Influenza no estado durante o primeiro semestre do ano. Os dados foram computados até a última segunda-feira (19), totalizando 268 pessoas internadas com gripe. Além disso, a cobertura vacinal contra os vírus da Influenza está abaixo da metade em Mato Grosso, em 48,49% no público-alvo da campanha nacional promovida pelo Ministério da Saúde.


Leia mais
Governo de MT viabiliza 57 mil cirurgias em Cuiabá com repasse de R$ 57,6 milhões

De acordo com o relatório da SES, apenas no mês de maio, 130 pessoas foram internadas com gripe, causada pela Influenza, no estado. Ao todo, 38 internações foram ocasionadas por outros vírus respiratórios.

Em relação à vacinação, 693.890 pessoas que fazem parte do público alvo se vacinaram durante a campanha nacional contra a Influenza. Ao todo, Mato Grosso possui uma população alvo de 1.289.266 habitantes, formada por gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores de Saúde e professores.

Dentre os grupos alvos, os únicos que atingiram a cobertura vacinal acima da metade foram os professores, com 58,06%; as puérperas, com 57,14%; e os trabalhadores da Saúde, com 66,14%.

No painel de dados do Ministério da Saúde também é possível verificar a aplicação de doses em cada município mato-grossense. Cuiabá está em primeiro lugar, como a cidade que mais imunizou contra a Influenza, totalizando 101.471 doses. Em seguida, vem Rondonópolis, com 65.418 doses e Várzea Grande está em 3º lugar, com 39.906 imunizantes.

A campanha de vacinação contra a Influenza em Mato Grosso foi prorrogada até o próximo dia 30 de junho, com intuito de melhorar o cenário atual de cobertura vacinal.

Conforme documento emitido pela SES-MT, aos 141 municípios, a orientação é para que as gestões municipais atendam às normativas do Plano Nacional de Imunização (PNI), que ampliou a oferta da vacina contra a Influenza para toda a população não vacinada a partir de 6 meses de idade.

"Essa prorrogação deve ir até quando os municípios tiverem doses disponíveis. A tendência é acabar antes do dia 30 de junho. O Estado já distribuiu mais de 1 milhão de vacinas e deve receber uma última remessa com 162 mil doses. Conclamamos a população para a vacinação", diz a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet