Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Educação

EXEMPLO PARA SOCIEDADE

Estudantes limpam entorno de escola estadual que estava com lixo acumulado

Foto: Reprodução

Estudantes limpam entorno de escola estadual que estava com lixo acumulado
Alunos do 8º ano da Escola Estadual Benedito de Carvalho, localizada no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá, protagonizaram uma cena incomum na última sexta-feira (30). Motivados pela professora Luciana Santos, 38 anos, os estudantes limparam o entorno da escola, retirando todo o lixo que estava acumulado no local, não retirado pelo Poder Público.


Leia mais
Panorama Setorial da Cultura Brasileira realiza oficinas gratuitas na Casa Cuiabana


Ao Olhar Direto, a professora contou um pouco sobre a iniciativa, realizada durante a aula de Ciências. Com sacos de lixo e vassouras nas mãos, os alunos demonstraram que quando falamos de educação ambiental, “devemos pensar globalmente e agir localmente”.

“A ideia surgiu porque temos muitos problemas de indisciplina, e refletindo, tive a iniciativa de tirá-los da sala de aula 'fria' e executar uma atividade que envolvesse prática da cidadania, respeito pelo próximo, enfim, que eles pensassem sobre o que é viver em sociedade”, conta Luciana, professora há quatro anos.

“É um projeto simples, que visa a prática, no pensar do micro para o macro, através da atitude, que eles possam entender que o espaço da escola é de transformação social, não apenas do decorar as matérias, e tive a oportunidade de me conectar mais com esses estudantes, porque colocamos a mão na massa juntos, assim como as pessoas que trabalham na limpeza, surgindo a empatia por estes, assim eles vão pensar mais de uma vez quando jogarem lixo na rua, porque sabem que é um trabalho difícil de se realizar e que se faz muito importante, para saúde, meio ambiente, para a sociedade, na qual eles são parte”, complementa.

Luciana disse ainda que os alunos ficaram bastante animados com a ideia, e toparam o desafio na hora. Quando ela explicou o que deveria ser feito, eles mesmo se organizaram, dividiram as tarefas, sem que ela precisasse interferir.

“Tivemos uma reflexão antes e depois da atitude. O retorno foi muito interessante. A possibilidade de fugir da rotina para eles é muito atrativa”.


Para a educadora, a escola é um espaço de transformação e pequenas atitudes podem contribuir para um mundo melhor. Além disso, ela reforça a importância do trabalho em grupo.

“Damos um passo de uma vez, não podemos desistir, somos seres humanos e feitos de atitudes, consolidamos grandes feitos da humanidade porque aprendemos a trabalhar em grupos, e também para que a vizinhança que muitas vezes nos vê com maus olhos, entenda que estamos num processo de formação, e na data de hoje recebemos muitos elogios deles”, afirma.

Depois do sucesso da iniciativa, Luciana está conversando com outros professores de Ciências, Geografia e História, para dar continuidade às propostas práticas, dentro do próximo semestre letivo. “Trabalhar a interdisciplinaridade é enriquecedor para o ensino, pois pode aparar arestas no aprendizado”.

A professora citou ainda o exemplo do Japão, onde as pessoas realizam limpezas no estádio de futebol após as partidas dos jogos. “Responsabilidades podem ser ensinadas em pequenas atitudes. Essas boas práticas são pensadas no currículo escolar deles, podemos aprender com que já tem experiência”.

“A educação no Brasil precisa caminhar muito ainda, para ser o que se pede, livre e libertadora, esses jovens, precisam de chances, no que depender de mim e da escola, vamos nos doar o máximo possível, que a sociedade possa olhar a escola com bons olhos, aqui a gente forma gente”, finalizou.    
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet