Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Política MT

'assuntos não se misturam'

Possíveis adversários em 2026, encontro entre Fávaro e Janaina foi intermediado por Riva e tratou sobre AMM

11 Jul 2023 - 11:12

Da Redação - Érika Oliveira / Do Local - Max Aguiar

Foto: Assessoria MAPA

Possíveis adversários em 2026, encontro entre Fávaro e Janaina foi intermediado por Riva e tratou sobre AMM
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), voltou a admitir a possibilidade de disputar o Governo de Mato Grosso em 2026 e manteve a disposição em seguir alinhado ao grupo político do presidente Lula (PT) no Estado. No último final de semana, Fávaro esteve reunido com a deputada estadual Janaina Riva (MDB) para selar apoio à candidatura de Leonardo Bortolin (MDB) à Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Ela também se articula ao Paiaguás, mas o ministro alertou que os assuntos não se misturam.


Leia mais
Janaina teme retaliação da bancada federal e pede que Bezerra interceda junto a Baleia Rossi


“Estou falando de AMM”, reagiu o ministro, ao ser questionado se durante o encontro o assunto "Governo de Mato Grosso" foi abordado. A declaração de Fávaro foi dada na noite desta segunda-feira (10), após lançamento da Expoagro, em Cuiabá.

Janaina declarou sua disposição em concorrer um cargo majoritário em 2026 logo após sua última reeleição para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A princípio, sua intenção é disputar o Paiaguás, mas a parlamentar esbarra ainda nas pretensões de seu sogro, o senador Wellington Fagundes (PL), que compartilha do mesmo objetivo.

Desde o início deste ano, Janaina passou a admitir também a possibilidade de deixar o MDB, partido ao qual se filiou em 2016. A rusga na legenda se dá principalmente por conta de sua relação com o atual prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), que nos bastidores estaria se articulando junto à nacional da sigla para que seu grupo – antagonista à deputada – possa assumir o comando do Diretório no Estado.

Em que pese, embora hoje Janaina Riva desponte como uma das principais vozes da direita em Mato Grosso, no passado ela já esteve filiada ao PSD e, na ocasião, chegou a apoiar a candidatura de Dilma Roussef (PT) para a Presidência da República.

Vale lembrar que em 2015, quando Fávaro foi filiado ao PSD e já chegou na legenda na condição de presidente regional, ele era vice-governador de Mato Grosso, no mandato de Pedro Taques – do qual Janaina Riva era opositora ferrenha.

Nascido de dissidências do DEM, PP e PTB, o PSD foi fundado em 2011 por Gilberto Kassab. Em Mato Grosso, o ex-deputado José Riva – pai de Janaina – foi o responsável por alavancar a sigla, elegendo o maior número de prefeitos e vereadores nas eleições de 2012.

Distante dos holofotes, José Riva segue um exímio articulador. Além de abrir as portas de sua residência para Fávaro no último domingo (9), teria partido dele o convite para a reunião com Janaina e Bortolin.
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet