Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Política MT

REFORMA TRIBUTÁRIA

Mauro confia em 'tropa de choque' mato-grossense no Senado para defender assuntos estratégicos

Foto: Reprodução

Mauro confia em 'tropa de choque' mato-grossense no Senado para defender assuntos estratégicos
O governador Mauro Mendes (UNIÃO) confia muito em sua "tropa de choque" no Senado para defender causas que possam amparar Mato Grosso e evitar que o estado tenha grandes perdas no futuro, com a reforma tributária. O fato de ter garantia sobre o Fundo Estadual de Transportes e Habitação (Fethab) já evita que Mato Grosso, a partir de 2026, tenha menos R$ 3 bilhões no caixa. Porém, existem outros fatores que o chefe do Executivo quer manter no texto. 


Leia mais
Emanuelzinho garante investigação e condena comportamento de Abílio: ‘banalização de pautas importantes


Na visão do governador, como no Senado a paridade de argumentos é igual, o trio de Mato Grosso, capitaneado pelo senador Jayme Campos (UNIÃO), terá condições de debater e apresentar os argumentos defendidos pelo estado.

"Temos a Margareth Buzetti que conhece muito de industrialização, o Mauro Carvalho que é do ramo empresarial e trabalhou conosco por mais de quatro anos na Casa Civil e temos a experiência do decano político Jayme Campos, que tem grande trânsito político em Brasília e pode nos ajudar a melhorar o texto para que nosso estado não tenha grandes perdas", disse o governador. 

O trio no Senado terá que convencer os outros congressistas, principalmente os da região Sudeste e Sul. "São vários temas importantes. No entanto, a competitividade da indústria mato-grossense perante a indústria nacional, digo, o setor Sul e Sudeste tem um modelo de desenvolvimento industrial mais evoluído que em Mato Grosso. Ter indústria aqui é mais caro que em São Paulo. A logística, assistência técnica, energia elétrica, tudo isso é mais barato lá do que aqui. A energia aqui é mais cara porque temos um custo muito alto por conta da implantação da rede e a manutenção da rede. Por ser um estado grande o custo da implantação da rede é mais alto", explicou o governador.

"Queremos competitividade maior da indústria do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, melhoria no seguro receita de 3% para 5%. Vamos defender que o conselho federativo tenha reequilíbrio. Vamos defender melhor condição para pequena e media empresa do comércio para poder continuar competindo porque o comércio eletrônico está destruindo o comércio do varejo. E nossos senadores com certeza vão ajudar a garantir um melhor debate em cima desses pontos", completou Mauro Mendes.  

Empinar a carroça

Em entrevista nesta segunda-feira (10), o senador Jayme Campos (UNIÃO) tratou de "tranquilizar" o chefe do Executivo e garantiu que o grupo de senadores de Mato Grosso irá endurecer as discussões em torno do texto a fim de mitigar os impactos na economia do estado.

“O Mauro está preocupado com a reforma. Eu falei: ‘Mauro, quando chegar aqui no Senado, pode ficar tranquilo. Nós vamos empinar a carroça. Eu, o Mauro Carvalho, a Margareth [Buzetti]. E não vai [passar]'. Do jeito que eles querem, não vai passar aqui", garantiu.

O governador Mauro Mendes tem sido um dos gestores mais críticos à Proposta de Emenda à Constituição (PEC 45/19) da Reforma. Para o governador, o texto aprovado ainda não é ideal, mas é um “texto que já aponta para um caminho que possa ser melhor na frente”. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet