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Segunda-feira, 13 de maio de 2024

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Grupo de Trabalho encerra relatório sobre venda dos vagões do VLT nesta segunda-feira

Foto: Olhar Direto

Grupo de Trabalho encerra relatório sobre venda dos vagões do VLT nesta segunda-feira
Termina nesta segunda-feira (25) o prazo para que grupo de trabalho apresente relatórios sobre a possibilidade de venda dos vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Mato Grosso para o Estado da Bahia, para instalação do modal em Salvador. Liderado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), mas com representantes de Mato Grosso e do estado nordestino, o grupo está com a responsabilidade de dar o parecer final se os vagões, comprados em 2013, estão em condições de uso. 


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Representantes da Bahia e de Mato Grosso estiveram no local onde estão estacionados os vagões. Com isso, eles avaliaram todos equipamentos que está parados há 10 anos em Várzea Grande, ao lado do Aeroporto Marechal Rondon. 

Apesar do grupo de trabalho ser formado por representantes do Tribunal de Contas dos dois estados e do Ministério Público, os estados do Rio de Janeiro e Pernambuco também demonstraram interesse na compra dos vagões, que seriam instalados para a época da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá. 

Na semana passada, o governador Mauro Mendes (UNIÃO) falou com a imprensa sobre o assunto e disse que o principal fator na venda dos vagões é o resgate de parte do dinheiro perdido há 10 anos, que faz Mato Grosso virar chacota por parte da imprensa nacional quando o assunto é mobilidade urbana. 

“Existe uma negociação que o TCU chamou para colaborar, embora reconheça que não é papel deles. Eles estão colaborando, fazendo uma mediação para construir uma solução. Existe o interesse do governo da Bahia e nós temos um grupo de trabalho designado para tratar. O governo tem interesse em solucionar o problema e recuperar o dinheiro que foi aplicado indevidamente nesse modal”, completou.

Após quase 10 anos que desembarcaram em Cuiabá, os 40 vagões comprados à época ao custo de R$ 1,4 bilhão estão guardados em terminal ao lado do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. Inutilizados e paralisados desde então, Mato Grosso e Bahia ensaiam a negociação desses vagões, trilhos e outras peças do modal, que podem servir ao VLT que será implantado no subúrbio de Salvador.
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