Olhar Direto

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Política MT

ROTA DO BRT

Mauro cita preferência por traçado original, mas diz que irá respeitar decisão de várzea-grandenses

03 Out 2023 - 09:30

Da Redação - Érika Oliveira / Do Local - Max Aguiar

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Mauro cita preferência por traçado original, mas diz que irá respeitar decisão de várzea-grandenses
O governador Mauro Mendes (UNIÃO) afirmou que o governo estadual, através de relatório técnico apresentado pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), mantém a preferência pelo traçado original do BRT em Várzea Grande. O chefe do Executivo ponderou, no entanto, que o Estado vai acatar o que for decidido pela Prefeitura do Município sobre o assunto.


Leia mais
Governo oficializa proposta que transforma estação do VLT no Aeroporto em terminal para o BRT


Conforme adiantou Olhar Direto, o Município pretende transformar a estação do VLT no Aeroporto Marechal Rondon em um terminal do BRT, com ônibus do transporte coletivo municipal realizando as baldeações. Esta foi uma das propostas discutidas com a Sinfra-MT, durante reunião no Palácio Paiaguás na manhã desta segunda-feira (2).

“Nós apresentamos um relatório técnico que foi feito pela Sinfra, dando ali as opções além do traçado original. Como existe essa polêmica, o que nós queremos é fazer a obra, mas a população de Várzea Grande é quem irá decidir e nesse momento quem os representa é o prefeito e a Câmara de Vereadores. Hoje o que fizemos foi notificar as alternativas e colocar nossa posição técnica, de manter o traçado original, mas iremos respeitar a posição que a Prefeitura nos trouxer. Pedi que façam isso em três dias, para não impactar no andamento da obra”, disse o governador.

As obras do BRT já estão em andamento em Várzea Grande e seriam iniciadas na região da Couto Magalhães, porém o Governo suspendeu o início dos trabalhos devido à mobilização dos comerciantes. Os empresários estavam com receio de que as obras pudessem afetar a movimentação do comércio local, causando prejuízos.

Além de utilizar o terminal no Aeroporto, outras duas possibilidades estavam sendo discutidas: a primeira era seguir com o BRT passando pela Couto Magalhães, mas fazendo apenas uma obra de reforço no asfalto, sem precisar trabalhar por muito tempo no local; a segunda seria descer pela Filinto Müller, entrando no terminal e retornando pela Filinto Muller, evitando passar pela Couto Magalhães.

“Governador Mauro Mendes foi muito acessível, nos atendeu, nos ouviu e nós mantivemos a ideia de utilizar o terminal que seria do VLT no Aeroporto. Agora vamos reunir as demais autoridades e os empresários, para que a gente faça isso através de oficio, via Sinfra. Ainda faremos um estudo, que será apresentado ao governo, de como ficará essa mobilidade [baldeações]. Recebendo o expediente da Sinfra, em 72 horas da notificação daremos a resposta”, disse o prefeito Kalil Baracat (MDB), após deixar a reunião.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet