Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Cidades

veja fotos e vídeos

SOS Pantanal faz alerta sobre incêndio com divulgação de imagens e relata que fogo está perto da Transpantaneira

SOS Pantanal faz alerta sobre incêndio com divulgação de imagens e relata que fogo está perto da Transpantaneira
O SOS Pantanal, instituto sem fins lucrativos que trabalha em defesa do Pantanal e na divulgação da natureza e cultura pantaneira, tem divulgado imagens preocupantes sobre incêndio que atinge o bioma. Nas redes sociais, o instituto clama por ações de combate ao fogo e alerta para o risco de a rodovia transpantaneira ser atingida.


Leia também 
Governo de MT aciona Ministério do Meio Ambiente para reforçar combate a incêndio no Pantanal


“Os incêndios no Pantanal estão ganhando mais força. Essa é a linha de fogo que está vindo no sentido da Transpantaneira e deve chegar em breve à região. Estamos no local documentando e divulgando a real situação, enquanto outra equipe está se deslocando com equipamentos de combate para a região. Porém, as brigadas voluntárias não possuem nem o equipamento, nem os recursos humanos e financeiros para combater um incêndio dessa escala. É urgente que o poder público estadual e federal ajam em conjunto para evitar que revivamos cenas como vimos em 2020”, relata legenda de publicação de vídeo gravado na sexta-feira (10).
 
“O risco de vermos o Parque Estadual Encontro das Águas queimado desta maneira já era previsível, por isso nosso pedido de ajuda para protegê-lo começou em outubro. Infelizmente, agora esta é a realidade. Novamente. Houve trabalho de instituições neste período, mas não foi o suficiente”, traz outra postagem. Essa, com fotografias do incêndio.



Segundo o instituto, é necessária uma atuação estratégica e articulada para proteger essa área tão importante, começando com a prevenção. "Depois que o incêndio começa no Pantanal, é muito difícil de conter. Depois que ele queima, há muito pouco o que se fazer e muito para lamentar, principalmente pela perda de inúmeros animais. Esse trabalho é urgente, precisa ser prioritário, para que essa área continue sendo sinônimo de vida e beleza".
 
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), enviou ofício, na quinta-feira (9), para que o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reforcem as ações de combate ao incêndio que atinge o Parque Nacional do Pantanal, na região de Poconé.
 
No documento, o Estado solicita que o Governo Federal disponibilize equipes de combate, aviões para realização de descargas de água, e helicópteros para apoio de logística e transporte de tropa. O objetivo é que o Estado possa concentrar seus esforços no combate ao incêndio florestal no Parque Estadual Encontro das Águas. 
 


No dia 24 de outubro, a Sala de Situação Central (SCC), do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) de Mato Grosso, foi acionada pelo chefe do Parque Nacional do Pantanal, que solicitou apoio para verificar um incêndio ativo na área do parque e da Reserva Fazenda Estância Dorochê. 
 
O Corpo de Bombeiros atendeu ao pedido e, no início de novembro, com o agravamento do incêndio, disponibilizou duas equipes para auxiliar. Na região há presença de áreas úmidas, com vegetação pantanosa, sendo considerados locais de difícil acesso.
 
Desde então, bombeiros militares de Mato Grosso estão atuando no local com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), com um helicóptero e um avião para o combate aos incêndios florestais. Duas equipes trabalham para a construção de aceiros e barreiras para evitar o agravamento dos incêndios. 


 
Ao mesmo tempo, o Estado vem atuando no combate ao incêndio florestal no Parque Estadual Encontro das Águas, que foi extinto no dia 31 de outubro e reiniciou no dia 7 de novembro, em razão do forte calor e longo período de estiagem, no início desta semana.
 
Com a prorrogação do período proibitivo do uso de fogo e a previsão da falta de chuva na região, o Estado solicita que o Governo Federal envie reforços para combater os incêndios na área federal.

Veja vídeos 
 

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet